Geral

AÇÃO

Debate sobre a segurança da mulheres é realizado por entidades do Piauí

A reunião buscou trazer iniciativas destinadas a proteção das mulheres, com especial atenção ao ambiente acadêmico

Da Redação

Terça - 27/02/2024 às 14:42



Foto: Reunião sobre o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres
Reunião sobre o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres

Iniciativas destinadas à proteção das mulheres, com especial atenção ao ambiente acadêmico, foram debatidas, nesta terça-feira (27), pela a gerente de Enfrentamento à Violência, Roberta Mara, e a gerente do Centro de Referência Francisca Trindade, Joelfa Farias. Elas lideraram discussões com o Núcleo de Enfrentamento à Violência da Uespi e Secretaria de Segurança (SSP). 

Durante a reunião, Joelfa ressaltou a importância de romper com o ciclo de violência, destacando que muitas mulheres desistem de denunciar por desconhecerem medidas protetivas ou por não identificarem que estão em situações de violência. Já Roberta Mara enfatizou a necessidade de garantir a expertise dos profissionais de psicologia para fortalecer as mulheres.

Reunião sobre o fortalecimento da rede de atendimento às mulheres 

A psicóloga do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher da Uespi, Vitória Rosa, explicou que o Núcleo visa fortalecer a rede de proteção à mulher, oferecendo atendimentos específicos para estudantes, professores e servidores. Vitória destacou que o Núcleo auxiliará na identificação de sinais de violência, orientando e encaminhando para a rede de apoio.

“Queremos dar apoio e acompanhamento com orientações a essas mulheres e temos como eixo atividades educativas e qualificações com o objetivo de prevenir a violência contra a mulher”

A diretora de Defesa Social da Secretaria de Segurança e coordenadora do Núcleo, Brenda Carvalho, explicou que a iniciativa surgiu de um termo de cooperação entre Uespi e Secretaria de Segurança, visando combater a violência e assédio no ambiente acadêmico. O Núcleo tem como meta estender os atendimentos para todos os campus da Uespi, fortalecendo a rede de proteção à mulher em todo o estado.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: