Geral

Curso capacita agentes penitenciários em segurança prisional

Piauí agentes penitenciários Sejus Secretaria

Segunda - 22/02/2016 às 17:02



Foto: Sejus O objetivo do treinamento é capacitar servidores nos procedimentos de operações padrão de segurança prisional.
O objetivo do treinamento é capacitar servidores nos procedimentos de operações padrão de segurança prisional.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) promove, junto aos agentes penitenciários do Piauí, o Treinamento de Operações Especiais em Penitenciárias (Tropen), que tem como objetivo capacitar servidores nos procedimentos de operações padrão de segurança prisional.

O curso é ministrado pelo agente penitenciário Delfran Rodrigues, gerente da Penitenciária de Floriano e especialista em segurança prisional. O treinamento, já realizado há 4 anos na Escola Penitenciária, agora, está sendo levado diretamente às unidades prisionais.

As penitenciárias de Floriano, Bom Jesus e Oeiras já receberam o Tropen neste ano. De acordo com Delfran, o treinamento está sendo expandido e visa capacitar os agentes a operar os procedimentos de segurança no dia a dia das unidades prisionais.

"Treinamos os agentes para melhorar a execução dos procedimentos de segurança no cotidiano de cada unidade, na forma como lidar com o preso, fazer vistorias, agir em operações especiais e no manuseio de materiais de segurança, como granadas, munição e sprays", explica o instrutor do treinamento.

O treinamento está sendo expandido e visa capacitar os agentes a operar os procedimentos de segurança no dia a dia das unidades prisionais.( Foto: Ascom Sejus)O gerente da Penitenciária Regional de Oeiras, Isaú de Sousa, parabenizou a iniciativa do Tropen. "Estávamos precisando. Agora, os agentes penitenciários de Oeiras sabem manusear melhor equipamentos de segurança, como granadas", pontua Isaú.

Qualquer unidade prisional pode solicitar o Tropen, que fornece material didático e certificados. Também é disponibilizado o plano de segurança relativo aos procedimentos e rotinas, adequado a cada unidade prisional. Pelo curso, também é realizada uma vistoria no presídio.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: