Geral

MAGISTRADO

Costa Neto é empossado como novo desembargador do TJ-PI

Ele ocupa a vaga do desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar

Da Redação

Quarta - 20/09/2023 às 11:02



Foto: Divulgação TJ/PI Desembargador Costa Neto
Desembargador Costa Neto

O magistrado Francisco Gomes da Costa Neto, foi empossado solenemente, nessa terça-feira (18), como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI). A cerimônia foi prestigiada por autoridades dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo. A vaga, preenchida em obediência ao critério da antiguidade, foi aberta pela aposentadoria do desembargador Raimundo Nonato da Costa Alencar.

Durante a solenidade, o desembargador João Gabriel Baptista fez um resumo da vida profissional de Costa Neto, destacando seus 39 anos de magistratura, além de experiência na carreira militar. Enumerou as funções que o colega desempenhou junto ao Exército Brasileiro e também as comarcas em que atuou: Simões, Cristino Castro, Buriti dos Lopes, Corrente, Picos e Floriano.

“No instante em que ascendi à condição de desembargador deste Tribunal, para além da natural alegria e realização profissional diante da grandeza e responsabilidade do cargo e de seus desafios, faço-o tomado por imensa gratidão”, disse o desembargador Costa Neto. “Tenho a exata consciência de que assumo as mais relevantes funções da vida pública atribuídas a um magistrado e, ao assumi-las, comprometo-me a continuar trabalhando diuturnamente, com afinco e responsabilidade, em prol da defesa das instituições democráticas deste país, zelando pelo prestígio e autoridade das leis e da Justiça”, continuou o empossando, que fez agradecimentos a Deus, a sua família, aos colegas magistrados e aos servidores das comarcas por onde passou.

O presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, parabenizou o novo colega de Pleno pelo acesso ao cargo e destacou sua longa trajetória de bons serviços à magistratura piauiense. “O nosso Tribunal de Justiça hoje abre suas portas para receber nosso novo desembargador, após 40 anos de magistratura. Nesses 40 anos adquiriu muita experiência. Antes de ser magistrado, também foi oficial do Exército. É um homem muito preparado. Tenho certeza de que dará valorosa contribuição para que tenhamos uma justiça mais resolutiva e mais cidadã”, disse o desembargador-presidente.

Perfil

Natural de Teresina, Francisco Gomes da Costa Neto é graduado em Direito e, antes de ingressar na magistratura, foi delegado distrital, delegado regional e comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar. É juiz desde outubro de 1984, tendo atuado em comarcas como Simões, Cristino Castro, Buriti dos Lopes, Corrente, Picos e Floriano. Atuou, ainda, como juiz convocado para atuar no 2º Grau do TJ-PI.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: