Geral

TEMPO QUENTE E SECO

Consumo de água aumenta em mais de 30% durante B-R-O bró

Águas de Teresina estabelece medidas para atender a população e diminuir incidentes com falta d'água

Bruna Raryana

Terça - 22/08/2023 às 15:20



Foto: Reprodução Água potável / Imagem ilustrativa
Água potável / Imagem ilustrativa

Setembro, outubro, novembro e dezembro são considerados os meses mais quentes do ano no nordeste e principalmente no Piauí. Segundo dados das empresas de abastecimento de água e energia, o consumo nesses meses duplica e para atender a população, a Águas de Teresina, responsável pelo tratamento e distribuição da água na Capital, adota medidas para evitar faltas indesejadas e incidentes.

Cuidados necessários

Popularmente conhecido como o B R O-bró os meses finais de cada ano no Piauí tem temperaturas extremamente altas. Para minimizar os efeitos das altas temperaturas no corpo, é necessário ingerir uma maior quantidade de água para que seja suprida as perdas de água e sais minerais. Outra alternativa adotada é o aumento da quantidade de banhos por dia com o objetivo de diminuir a temperatura corporal.

Laisse Morais - Foto: Arquivo Pessoal

A nutricionista clínica e esportiva Laisse Morais, alerta para a importância da reposição adequada de água. “É importante aumentar o consumo de salada e vegetais. Uma adequada reposição de minerais e vitaminas evita as possíveis complicações de uma desidratação”, reforça. Outra forma de se manter hidratado é ingerir frutas que possuem uma maior concentração de água, como melão, melancia e laranja. O cálculo para saber a quantidade que seu corpo necessita pode ser feito de forma simples: multiplicando o seu peso corporal por 35, Ex: Um indivíduo que pesa 60 quilos, deverá consumir no mínimo 2,1 litros de água por dia (60x35 = 2,100)”.

Aumento do consumo de água

De acordo com um levantamento realizado pela Águas de Teresina, o consumo de água nos meses finais do ano crescem mais de 30% e como medida para suprir a necessidade da população são realizadas investimentos para a implantação de oito novas unidades de bombeamento (boosters); perfuração de três novos poços e ampliação da produção de mais dez poços; substituição de 1.735 metros de rede de abastecimento e extensão de 2.739 metros; onze interligações.

O esperado com as melhorias é que haja um aumento de 460 mil litros por hora, de produção. “Outra preocupação nossa é realizar campanhas educativas para o consumo consciente da água”, declara o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: