Geral

ELEIÇÕES UFPI

Conselho define lista tríplice e Bolsonaro vai escolher o novo reitor da UFPI

O presidente da República tem até o dia 18 de novembro para nomear o novo reitor da instituição

Alinny Maria

Quarta - 09/09/2020 às 09:04



Foto: Montagem Piauí Hoje André Macedo, Gildasio Guedes e Nadir Nogueira
André Macedo, Gildasio Guedes e Nadir Nogueira

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) definiu a lista tríplice com os nomes dos candidatos a reitor da instituição. A definição aconteceu durante reunião virtual na tarde dessa terça-feira (08/09) e a lista será encaminhada à Presidência da República para escolha do futuro reitor da UFPI.

O mais votado foi o professor André Macedo, que recebeu 22 votos. Em segundo lugar ficou o professor Gildásio Guedes, com 11 votos, e a professora Nadir Nogueira ficou em terceiro com 6 votos. O presidente Jair Bolsonaro tem até o dia 18 de novembro para escolher e nomear o novo reitor.

As eleições para novo reitor da UFPI aconteceram no dia 12 de agosto. Entre os docentes, discentes e técnicos que fazem parte da instituição, o candidato que obteve o maior número de votos foi o professor Gildásio Guedes, com 4.987 votos. Em seguida ficou Nadir Nogueira, com 4.168 votos e André Macedo, com 3.864. 

Mesmo que o professor Gildásio tenha recebido o maior número de votos, ele ficou em terceiro lugar porque o voto dos professores tem peso de 70% e dos alunos e servidores técnico-administrativos  tem peso de 15%.

O processo eleitoral da UFPI chegou a ser suspenso temporariamente após uma das chapas que participou da disputa questionar a legitimidade da consulta acadêmica realizada online. A Justiça Federal paralisou o processo de escolha para o novo reitor e pediu esclarecimentos à UFPI. Já sexta-feira (04/09), o juiz Brunno Christiano Carvalho Cardoso, da 5ª Vara Federal da Seção Judiciária do Piauí, revogou a medida cautelar que suspendeu o processo para escolha de reitor e vice-reitor da UFPI para o quadriênio 2020-2024. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: