Geral

CAPACITAÇÃO

Como sair do desemprego após o COVID-19?

Com várias projeções já criadas, e o cenário de uma crise econômica, milhões de pessoas desempregadas já pensam como sair dessa situação depois que tudo isso acabar.

Redação

Quarta - 19/08/2020 às 10:42



Foto: Divulgação Desemprego
Desemprego

O coronavírus tem sido um dos assuntos mais falados em todo o mundo desde o final de 2019, e além de se proteger do contágio, muitas pessoas têm se preocupado com o que virá depois da pandemia.

Com várias projeções já criadas, e o cenário de uma crise econômica, milhões de pessoas desempregadas já pensam como sair dessa situação depois que tudo isso acabar.

Aqui vão algumas dicas para sair por cima, depois da crise causada pela pandemia do Covid 19.

  • Melhore sua capacitação profissional

O mercado de trabalho está buscando cada vez mais pessoas qualificadas para atender as necessidades.

 Aproveite o tempo em casa para fazer cursos, voltar a estudar, e se destacar no mercado novamente.

A educação a distância é uma ótima forma de se graduar principalmente agora que estamos em quarentena.

Atualmente muitas plataformas online disponibilizaram diversos cursos gratuitos que são excelentes para melhorar o currículo.

Busque por aqueles que tenham mais afinidade com sua área de atuação ou que possam ter uma demanda no mercado. Ter essas capacitações pode fazer a diferença na vida de quem está em busca de emprego.

  • Estude as tendências de mercado

Para se capacitar em uma área nova, ou para escolher um curso para cursar, é importante saber o que está em alta no mercado, o que pode vir a ser uma tendência quando o mercado voltar a contratar.

Existem algumas habilidades e conhecimentos que são mais procurados do que outros. Nesse caso é importante ficar atento a essas notícias e acompanhar toda novidade que sair dentro da área de interesse.

É possível acompanhar o segmento que terá mais destaque e se especializar para ele.

  • Não seja acomodado

Se você perdeu o emprego, e está passando pela crise econômica com dificuldade, não é o momento para se acomodar.

Nas situações difíceis, muitas pessoas crescem e começam a empreender, e quem sai na frente é quem se mexe.

Não perca a motivação, enquanto tudo está como está, o jeito é  melhorar as suas habilidades, e se houver a possibilidade de empreender, empreenda!

Muita gente cresce na crise, e se esse alguém pode ser você, não perca tempo. Fique de olhos abertos para novas oportunidades sempre.

  • Esteja atendo as mudanças

Não é o momento de ficar parado, é preciso conhecer e ficar de olho nas mudanças. Em períodos assim, as coisas mudam muito rápido, principalmente em relação ao mercado de trabalho

Não dá para saber como o mercado vai reagir para se recuperar, e quase nada é definitivo, por isso, estar atento e preparado para oportunidades é fundamental.

As empresas vão mudar, agir diferente, e por isso, é importante saber como se adaptar a essa realidade. Quanto maior for a sua flexibilidade, maior serão as chances de se adequar.

Portanto, essa é outra dica extremamente valiosa. Daqui para frente, seja flexível, treine sua adaptabilidade de forma rápida e daqui em diante, esteja pronto para não resistir e encarar de frente as mudanças que virão.

Qualquer crise traz oportunidades

A crise econômica causada pelo coronavírus, gerou milhões de desempregos, e com isso diversos setores tiveram prejuízos, enquanto outros se beneficiaram com a situação. Farmácias e supermercados por exemplo, mantiveram sua demanda em alta e em alguns lugares até melhorou de situação.

É provável que alguns outros setores tenham chances extras de se recuperar, mas a grande lição que deve ficar aqui, é que toda crise traz oportunidades, mas é preciso que cada um consiga enxergar e se mexer para sair do lugar.

Estudar o cenário, e aproveitar o que pode ser feito para dar a volta por cima é fundamental para sair do desemprego, e se reerguer depois do Covid-19.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: