Geral

INSTRAGRAM

Como fazer storytelling no Instagram para vender mais?

Aprenda como fazer storytelling no Instagram e deixe a proposta da sua marca muito mais convincente para bombar suas vendas online.

Da redação

Quarta - 24/04/2024 às 15:29



Foto: Divulgação Redes Socias
Redes Socias

Todos gostam de ouvir uma boa história, não é? Elas são divertidas, emocionantes e inspiradoras. Só que, as narrativas também podem ser fundamentais na estratégia de marcas. Sobretudo, quando se aprende como fazer storytelling no Instagram. 

As histórias são capazes de criar cenários que despertam as mais diferentes sensações nos seres humanos. Alegria, tristeza, medo, surpresa ou até mesmo raiva, por exemplo.

É só você lembrar de um filme ou série que assistiu recentemente. Qual foi a emoção que sentiu quando determinada coisa aconteceu com algum protagonista ou no desfecho de uma situação específica? Esse é o poder das histórias. Uma vez que as narrativas conseguem cativar seus ouvintes, cada vez mais profissionais e empresas começaram a usá-las em suas estratégias de marketing e vendas.

O Storytelling, como é chamado entre as marcas, dá profundidade à comunicação com o público. Principalmente, no Instagram. A rede social tem características e funções que favorecem o uso da técnica. Entenda abaixo!

Por que usar storytelling na estratégia de marketing e vendas?

Em toda estratégia de marketing e vendas, o objetivo principal das marcas é construir uma relação próxima com o consumidor. Ou seja, ganhar a confiança de potenciais clientes para transformá-los em compradores ativos.

Na maioria das vezes, as campanhas são associadas a comercialização de produtos ou serviços. Em alguns casos, porém, profissionais e empresas criam ações comerciais exclusivamente para promover a marca em si.

De qualquer forma, tudo acontece por meio da comunicação. Para convencer o público a tomar a ação desejada, as marcas usam diversos conceitos e técnicas, como:

identidade visual;

omnichannel;

gatilhos mentais;

CTA (Call To Action).

E é aí que entra o storytelling. Ele representa uma oportunidade de ouro para profissionais e empresas deixarem sua comunicação com potenciais ainda mais impactantes.

A técnica dá uma profundidade incrível à proposta das marcas. As publicidades capturam a atenção do público com muito mais eficiência quando estão dentro de uma narrativa, por exemplo.

Além disso, o storytelling estabelece uma forte conexão emocional entre marcas e consumidores. Isso porque, gera identificação. O público se vê na mesma realidade que os personagens da história contada.

Desse modo, usar o storytelling pode ser fundamental para dar um “boom” em suas vendas. A técnica consegue tornar sua mensagem convincente o bastante para converter o maior número possível de leads em clientes.

Quais são os benefícios do storytelling para Instagram?

O storytelling já é amplamente usado por profissionais e empresas em várias plataformas digitais. Google, YouTube, Facebook, Linkedin, entre outras. Contudo, o Instagram é o lugar em que a técnica tem dado mais resultados.

A rede social tem características e funções que combinam perfeitamente com o storytelling. Ou seja, o ambiente da plataforma favorece o desenvolvimento de narrativas.

Por exemplo, o Insta tem como sua essência a atratividade visual. Desde o lançamento do aplicativo, o aspecto é altamente valorizado. Tanto pelo algoritmo quanto pelos próprios usuários.

Assim também, já existe uma conexão próxima entre os usuários do Instagram que é natural. Uma vez que, cada formato de conteúdo e recurso da rede social incentiva a interação de uns com os outros.

O Stories é a maior prova disso. Na funcionalidade, criadores de conteúdo e público viram verdadeiros amigos. Especialmente, porque o profissional ou empresa fala com autenticidade e transparência. Sem praticamente nenhum filtro.

Portanto, vale a pena usar o storytelling no Instagram. A técnica se encaixa perfeitamente com o que a rede social oferece, desde usar legendas para foto sozinha no Instagram, bem como stories, biografia, etc. Com isso, é o espaço digital ideal para aproveitar ao máximo o poder das histórias.

Como fazer storytelling no Instagram?

Mas então, como fazer storytelling no Instagram? Quais são as melhores práticas para criar uma narrativa envolvente para dar profundidade a comunicação da marca na plataforma? Confira!

Tenha uma big idea

Tudo começa pela Big Idea (Grande Ideia ou Ideia Central na tradução em português). Trata-se de um conceito usado em marketing e vendas que diz respeito à ideia por trás de uma marca ou campanha.

No Storytelling, a Big Idea funciona como o alicerce da construção da narrativa. Ela dá uma direção clara e coesa à comunicação da marca com o público. Ou seja, é a essência da história contada.

Isso evita pontas soltas na construção dos personagens, enredo e desfecho. Ainda mais no Instagram, pois a história é desenvolvida em múltiplas etapas ― leia-se publicações.

Agite a dor ou desejo do público

A parte inicial do storytelling no Instagram serve essencialmente para chamar a atenção e gerar interesse no público. Nesta fase, o foco deve ser agitar uma dor ou desejo específico do perfil de cliente ideal da marca.

Logo de cara, o ouvinte precisa se identificar com o que está sendo dito. Ele deve perceber alguma similaridade com acontecimentos reais. Caso contrário, dificilmente você vai conseguir retê-lo até o fim da história.

Use ganchos

Falando em retenção, usar ganchos é uma das melhores técnicas para manter o público engajado na história do início ao fim. Isso porque, desperta o gatilho mental da curiosidade.

Aprendendo como fazer storytelling no Instagram, você pode criar uma publicação de Feed que revele em parte o que deve ser feito para solucionar determinada necessidade, por exemplo.

Em seguida, você oferece a resposta completa para “X” problema no acesso ao Close Friends ou landing page da marca. Isso vai te fazer não só ganhar mais seguidores no Instagram, mas também ter um bom número de novos leads e clientes.

Crie pontos de conexão

No desenrolar da história, crie pontos de conexão com o atual cenário da vida de seus seguidores no Instagram. Além do cenário que podem viver quando resolver a dor ou conquistar o desejo trabalhado no enredo.

Isso incentiva o público a querer uma resolução para sua história o mais rápido possível. Ou seja, a vontade de viver o mesmo desfecho dos personagens da narrativa se torna manifesto nos seguidores.

Guie o público a uma tomada de decisão imediata

Independente de qual for a etapa do storytelling no Instagram, guie o público a uma tomada de decisão imediata. Em cada publicação, faça um CTA (Call To Action ou Chamada para Ação) para direcionar seus seguidores ao próximo passo.

Caso esteja ainda no começo da narrativa, use o storytelling como uma de suas estratégias para aumentar as curtidas. No final de publicações de Feed, Stories ou Reels, peça a audiência para deixar um like.

Da mesma maneira, construa um CTA contextual para levar seus seguidores a fornecerem informações de contato em troca de um presente na landing page. Assim como, para fazê-los comprar produtos ou serviços.

Conclusão

E aí, aprendeu como fazer storytelling no Instagram? Esperamos que sim. Usar a técnica pode ser um grande diferencial competitivo para sua marca se destacar dos concorrentes e conquistar resultados expressivos dentro e fora da rede social.

A plataforma oferece um ambiente totalmente favorável para aplicação do storytelling. Isso porque, tem características e funções que aumentam o impacto das histórias.

Sendo assim, comece a construir narrativas envolventes no Insta o quanto antes, deixe a proposta da marca muito mais convincente e dê um “boom” nas suas vendas online.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: