Geral

MAUS-TRATOS

Cão que vivia amarrado é o primeiro animal resgatado com mandado judicial no Piauí

O animal passava 24h amarrado em uma corrente curta e exposto ao calor intenso em uma casa no Centro de Teresina

Alinny Maria

Segunda - 11/11/2019 às 08:49



Foto: Divulgação/Polícia Civil O cãozinho ganhou o nome de Salvador
O cãozinho ganhou o nome de Salvador

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), resgatou o primeiro animal no Piauí por meio de uma ordem judicial. Os agentes deram cumprimento de mandado de busca e apreensão expedido pelo juiz Luís Henrique Moreira Rêgo, coordenador da Central de Inquéritos da comarca de Teresina, numa residência no Centro de Teresina onde vivia um cãozinho sem raça definida que sofria mau- tratos. Muluf, que agora se chama Salvador, foi resgatado e sua dona foi levada à Central de Flagrantes.

A denúncia chegou à Polícia Civil através da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). A investigação constatou que o animal ficava amarrado em uma corrente curta 24 horas e exposto ao calor intenso. No local havia pouca água e comida para o cão e ele estava bastante magro. Diante dos fatos, a titular da DPMA, delegada Edenilza Viana, solicitou à Justiça mandado de busca e apreensão para resgatar o cachorro.

Na sexta-feira, dia 8 de novembro, o animal foi retirado da casa e da situação de situação de maus-tratos. A dona do animal foi conduzida à Central de Flagrantes de Teresina e deve responder pelo crime de maus-tratos, previsto na Lei de Crimes Ambientais.

Salvador foi levado para a Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (Apipa) para ser avaliado por veterinários e depois ficará disponível para adoção. 

Fonte: Delegacia do Meio Ambiente

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: