Geral

Campanha busca acabar com desperdício no Restaurante Popular

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria da Unidade d

Quarta - 18/05/2016 às 17:05



Foto: Divulgação Campaha do Desperdício Zero.
Campaha do Desperdício Zero.
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), por meio da Diretoria da Unidade de Segurança Alimentar e Nutricional, realiza, nesta quinta-feira (19), a partir das 11h, o Dia D da Campanha Desperdício Zero no Restaurante Popular Herbet Sousa, em Teresina.

O Restaurante Popular do Piauí foi implantado durante o governo Wellington Dias, em março de 2006. O local distribui as refeições no horário das 11 às 14h, e atende público variado, como idosos, estudantes, pessoas de situação de vulnerabilidade e comerciários.

A maioria dos clientes do Restaurante Betinho, localizado no Centro de Teresina, é de pessoas que não dispõem de tempo para ir em casa almoçar.

“O cardápio do Restaurante Popular oferece uma variedade de alimentos, elaborado por nutricionistas e avaliado pela Sasc com quinze dias de antecedência. Essa campanha visa conscientizar o usuário sobre o desperdício dos alimentos deixados na bandeja”, ressalta o secretário da Sasc, Henrique Rebêlo.

O Restaurante Popular oferece diariamente até 1.250 refeições. Por mês, o número chega a 27.500. Cada refeição custa o valor de R$ 2 por pessoa, já o valor restante de R$ 8,50 é subsidiado pelo Governo do Estado.

O dia 19 de maio foi escolhido como o Dia D da campanha que tem o objetivo de conscientizar a população sobre o desperdício, por meio de conversas com profissionais e usuários, distribuição de folderes, além de um sorteio de cesta básica para quem praticar o combate ao desperdício neste dia.

Sobre o desperdício:

As profissionais e estagiários de nutrição do Restaurante Popular verificaram que em abril deste ano, houve um desperdício nas bandejas de, aproximadamente, 15,87%, valor calculado por meio do índice de resto, sendo que o valor considerado aceitável é de 5% a 6 %.

Como evitar o desperdício:

- A sobra de nossas bandejas: isso é fácil de evitar. No restaurante, todos têm o direito de escolher os alimentos que querem ou não consumir. Assim, se você não consome algum tipo de alimento, avise aos funcionários do restaurante para que o mesmo não seja colocado na sua bandeja;

- Os funcionários devem ser orientados sobre o porcionamento das preparações e em relação à quantidade adequada a ser servida. Eles devem colocar na bandeja só a quantidade de alimentos adequada e suficiente para você;

Participando efetivamente dessa campanha, você estará contribuindo diretamente para a redução do desperdício, assim facilitando melhorias no serviço do Restaurante Popular. "Diga não ao desperdício dos alimentos".

Fonte: Mírian Teles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: