Geral

EDUCAÇÃO

Câmara aprova texto-base para reforma no Ensino Médio

O texto será enviado para avaliação do Senado

Da Redação

Quinta - 21/03/2024 às 09:28



Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias Deputados aprovaram o projeto em sessão do Plenário  Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deputados aprovaram o projeto em sessão do Plenário Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (21), o projeto do poder executivo que altera o currículo e o formato do Ensino Médio no Brasil, que dispõe 2.400 horas de formação geral básica e 1800 horas para Ensino médio com formação técnica, conforme o Projeto de Lei 5230/23. O texto do projeto ainda será enviado ao senado para reajustes.

A votação foi acompanhada pelo ministro da educação Camilo Santana (PT). O relator do projeto, deputado Mendonça Filho (União-PE) traz mudanças na reforma do  ensino médio de 2017, que antes definia 1800 horas para disciplinas obrigatórias e 1200 para optativas. Com a mudança a carga horária de disciplinas obrigatórias aumenta para 2.400 horas e 600 horas para as optativas, sempre dentro da carga horária de 3000 horas (no total dos três anos de curso) definida pelo Ministério da Educação (MEC).

"Garantimos a formação geral básica boa, retomando a carga horária, e também garantimos o ensino técnico profissionalizante, que é o que queremos avançar no Brasil", afirma Camilo Santana.

Por meio de uma consulta pública feita pelo MEC em 2023, 80% dos estudantes defendem o ensino técnico profissionalizante com o ensino médio.

Com as mudanças aprovadas pela câmara além das matérias básicas, como português, matemática, educação física, também se torna obrigatório que as escolas de ensino médio ofertem o aprofundamento integral de todas as áreas de conhecimento, exceto o ensino profissional, organizadas com, no mínimo, dois itinerários formativos de áreas diferentes, como por exemplo linguagens e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias.

"Aprovado o PL do Novo Ensino Médio! Vitória da educação e da juventude brasileira. O nosso texto mantém os principais eixos da Lei atual do Novo Ensino Médio e aperfeiçoa os pontos necessários. Garantimos a formação técnica integrada ao ensino médio, oferecendo ao jovem acesso ao mundo do trabalho, com maior renda e empregabilidade", comemorou o deputado Mendonça em suas redes sociais.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: