Geral

Cajuina ganha reconhecimento do INPI e Iphan

cajuina INPI reconhecimento ganha

Sábado - 30/05/2015 às 22:05



Foto: Arquivo Cajuína: não contém açucar e é nutritiva
Cajuína: não contém açucar e é nutritiva
 O Instituto Nacional da Propriedade Industrial, INPI, concederá à União das Associações, Cooperativas e Produtores de Cajuína do Piauí, Procajuína, o título de Indicação Geográfica, IG, da Cajuína. A solenidade acontecerá a partir das 08h30, no auditório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Teresina.

A IG é um registro concedido a produtos e serviços vinculados à determinada região, podendo ser Indicação de Procedência ou Denominação de Origem. No caso da Cajuína do Piauí, a IG será de Indicação de Procedência, a qual se relaciona com o nome geográfico do Estado, protegendo e assegurando a identidade, bem como normatizando a forma de elaborar e de controlar o processo de produção.

Atualmente, o Brasil possui 46 Indicações Geográficas, entre as quais se destacam o Vinho do Vale dos Vinhedos, o Café do Cerrado Mineiro, a Carne do Pampa Gaúcho, os Doces de Pelotas e a Cachaça de Parati.

Durante a solenidade de entrega do título de Indicação Geográfica, acontecerá também a entrega do título de Patrimônio Cultural, um reconhecimento do Iphan. A proposta de registro do Modo de Fazer Tradicional da Cajuína como Patrimônio Cultural Brasileiro foi apresentada pela Cooperativa de Produtores de Cajuína do Piauí, Cajuespi, entidade atendida pelo Sebrae no Estado.

Fonte: sebrae

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: