Geral

BOA RECUPERAÇÃO

Bebê prematura que viajou 8 horas em incubadora improvisada tem alta da UTI em Teresina

A recém-nascida foi colocada em uma incubadora feita de bacia de plástico e viajou 600 km

Da Redação

Sábado - 21/05/2022 às 08:36



Foto: Arquivo pessoal A recém-nascida sobreviveu graças a incubadora improvisada
A recém-nascida sobreviveu graças a incubadora improvisada

Após 37 dias internada, a bebê Elisa Vitória, de um mês e sete dias, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIn) da Maternidade Wall Ferraz, no bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina. Ela é da cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no Sul do Piauí, e nasceu prematura. Logo após o nascimento de Elisa, ela foi colocada em uma incubadora improvisada feita com bacia de plástico e encaminhada para Teresina. 

No dia 13 de abril, a recém-nascida chegou a Teresina depois de uma viagem de 8 horas na incubadora improvisada. A bebê agora foi para os braços da mãe na enfermaria, onde agora aguardam a alta hospitalar para irem para casa. Flávia Lira, mãe da criança, diz que a filha nasceu aos 6 meses de gestação e o pulmão de Elisa ainda não estava completamente formado. 

"Ela [Elisa] nasceu com 1 kg e chegou a pesar 800 gramas depois. Agora, ela está com 1.526 kg, agora só falta ela ganhar mais 175 gramas para podermos ir para casa. Elisa Vitória é um milagre e o médico dela disse que nunca tinha visto isso de uma criança se desenvolver tão bem, tão rápido como Elisa com apenas 6 meses de gestação", falou a mãe emocionada em entrevista ao G1 Piauí. 

Flávia relatou o quanto está feliz e grata pela recuperação de sua filha. Seu maior desejo agora é voltar para sua cidade e reencontrar sua família, especialmente seus dois outros filhos, Jonas Gabriel e Esther. Flávia foi vítima de violência doméstica por parte do pai da criança, em junho de 2021, e sofreu um aborto devido às agressões. Ela engravidou novamente e sua gravidez foi considerada de risco.

 Elisa Maria nasceu de parto normal no dia 12 de abril. A mãe contou com a ajuda do filho de 6 anos no momento do parto. Depois, mãe e filha foram levadas ao Hospital Milton Reis, em Baixa Grande do Ribeiro, onde a equipe improvisou uma incubadora para que a bebê recebesse oxigênio. A recém nascida também estava enrolada em papel alumínio e com alguns cobertores para manter a temperatura. Com segurança, Elisa e a mãe viajaram 600 km até chegar em Teresina, onde a bebê recebeu o tratamento necessário na UTI Neonatal.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: