Geral

Banco Mundial virá visita à Controladoria Geral do Estado

Brasil Piauí Conaci Banco Mundial CGE-PI

Quinta - 02/04/2015 às 17:04



Foto: AssCom CGE Darcy Siqueira
Darcy Siqueira
Como parte de um projeto que visa diagnosticar e aprimorar os procedimentos e ações de auditoria interna, com base em padrões internacionais, uma equipe do Banco Mundial virá a Teresina neste mês de abril para acompanhar a autoavaliação da Controladoria-Geral do Estado do Piauí (CGE-PI).

A CGE-PI foi um dos três órgãos escolhidos como piloto do projeto realizado por meio de parceria entre o Banco Mundial e Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), para aplicação do Modelo de Maturidade de Auditoria Interna para o Setor Público (IA-CM).

O Modelo já foi aplicado em dezenas de países, sendo que esta será a primeira vez que a ferramenta será utilizada no Brasil, no nível de controle interno, e deve ter um impacto altamente positivo.

Auditores da CGE finalizaram o diagnóstico do Piauí, que deve ser apresentado à equipe do Banco Mundial. De acordo com o controlador-geral do Estado, Darcy Siqueira, a visita do Banco Mundial ao Estado está marcada para os dias 29 e 30 de abril. “Virão ao Piauí a consultora internacional Libby MacRae e a especialista em Gerenciamento Financeiro e representante do Banco Mundial, Maria João Kaizeler. Libby tem experiência em diagnosticar os controles internos em todo o mundo, já fez um mapa de diagnósticos de auditoria interna com profissionais de 50 países”, disse.

O auditor da CGE, Alexandre Chaves, que está coordenando a autoavaliação, explicou o objetivo desse trabalho no Estado. “O trabalho é diagnosticar como estamos em termos de atuação e identificar onde podemos melhorar, o que vai possibilitar investimentos futuros da função de auditoria interna no Estado, através de financiamento com o Banco Mundial”, disse.

Na atual etapa, participam como pilotos Minas Gerais, Piauí e Maranhão; como validadores Ceará, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul; e, como representantes do Grupo de Trabalho do Conaci, o Estado de Santa Catarina e a cidade de Fortaleza.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: