Geral

SALVE VIDAS

Banco de Sangue tem déficit de 80% e faz campanha para aumentar estoque

Cerca de 40% das doações feitas na instituição no ano passado foram realizadas pelo público feminino

Da Redação

Quarta - 06/03/2024 às 16:54



Foto: Divulgação Banco de Sangue de Teresina
Banco de Sangue de Teresina

O Banco de Sangue de Teresina iniciou a campanha "Doe sangue como uma mulher e salve vidas como uma inspiração" para incentivar as mulheres a doarem sangue diante do baixo percentual de doações registradas em 2023. Segundo o órgão, cerca de 40% das doações feitas na instituição no ano passado foram realizadas pelo público feminino. Atualmente, os estoques enfrentam um déficit de 80%.

Érica Santana, líder de captação do GSH Banco de Sangue de Teresina, explica que é necessário desmitificar algumas estigmas que podem impactar nas doações.

"Muitas mulheres ficam receosas em doar sangue no período menstrual, porém, não há nenhum impedimento quanto a essa condição. De acordo com as normas do Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue até 3 vezes por ano, observando um intervalo de 3 meses entre cada doação. Já os homens podem doar até quatro vezes ao ano com intervalo de 60 dias entre as doações", esclarece.

Ela diz ainda que alguns fatores podem impedir temporariamente a mulher de doar, mas que após o período adequado a doação pode ser feita normalmente como no pós-gravidez (12 semanas após o parto normal ou cesariana), e amamentação (12 meses após o parto normal ou cesariana).

O GSH Banco de Sangue de Teresina atende das 7h às 12h30, de segunda a sábado, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) - 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B). O local dispõe de estacionamento gratuito para os doadores, de segunda a sexta-feira. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos mencionados.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
  • Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);
  • Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;
  • Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
  • Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
  • Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
  • Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: