Geral

CALOR

B-R-0-Bró inicia hoje com temperatura de 38 graus em Teresina

A previsão para hoje é de altas temperaturas no Piauí e baixa umidade

Alinny Maria

Terça - 01/09/2020 às 09:50



Foto: Lucas Mota/Piauí Hoje Teresina enfrenta altas temperaturas no BR-O-BRÓ
Teresina enfrenta altas temperaturas no BR-O-BRÓ

A partir de hoje, 1º de setembro, o piauiense começa sentir as temperaturas mais altas. Isso porque se inicia o período mais quente do ano no Piauí, o B-R-O-Bró, que corresponde aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. Neste período, as temperaturas são desanimadoras e os termômetros costumam marcar acima de 41ºC. Para 'inaugurar' o B-R-O-BRÓ este ano, Teresina deve chegar aos 38º C às 16h desta terça-feira. 

No estado, a temperatura máxima é de 39º C na região Norte e Centro-Norte. Na região Sudeste, estão previstos 37º C e na Sudoeste a previsão é de 38º C. A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí (SEMAR) divulgou nessa segunda-feira (31) um alerta para a baixa umidade do ar para os próximas três dias no Piauí. Com isso, a massa de ar seco diminui a umidade relativa do ar, aumentando a temperatura no período da tarde. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta amarelo de baixa umidade do ar para cidades do Sudeste e Sudoeste.  O aviso começou às 12h de segunda-feira (31) até as 18h de terça-feira (1°). A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12% nestas áreas, havendo risco de incêndios florestais e à saúde como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

Na capital, a umidade relativa do ar fica entre 15 e 46% nesta terça-feira. A gerente de Hidrometeorologia da Semar, Sônia Feitosa, prevê que as temperaturas podem passar dos 41º C nos meses de setembro, outubro, novembro.

A expressão B-R-O BRÓ faz referência a última sílaba dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. É neste período que as características típicas do semiárido se intensificam: altas temperaturas, muito vento, poucas chuvas.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: