Geral

Avenida Marechal Castelo Branco registra congestionamentos

A Avenida Marechal Castelo Branco, que antes era uma via alternativa entre as zonas Norte, Centro e

Sábado - 09/07/2016 às 13:07



Foto: Moura Alves/ODIA Avenida Marechal Castelo Branco
Avenida Marechal Castelo Branco
A Avenida Marechal Castelo Branco, que antes era uma via alternativa entre as zonas Norte, Centro e Sul, agora recebe grande fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico. Com isto, engarrafamentos e acidentes de trânsito tornaram-se frequentes na região.

Wellington Costa é motoboy e sempre faz entrega em edifícios localizados na Avenida. Ele diz que o fato de a cidade estar crescendo e a construção de um shopping na via influenciam no tráfego. “Teresina está crescendo muito e os carros estão aumentando. Por conta do shopping, aumentou não só o fluxo de carros, mas também os congestionamentos, porque as pessoas querem entrar no shopping e isso atrapalha um pouco”, conta.

Segundo Wellington, a instalação de semáforos na via está ajudando a organizar o trânsito. “No horário de pico, é mais complicado de transitar por aqui, até para moto, que tem uma facilidade maior de deslocamento, fica complicado passar. Já peguei vários engarrafamentos enquanto tentava acesso à Avenida Frei Serafim. Recentemente, instalaram semáforos e acredito que tenha sido por conta do aumento do fluxo de carros, porque antes não era necessário. A instalação ajuda a organizar o trânsito”, avalia.

Já Maria Clara, que pratica atividades físicas na via, conta que, nos últimos dois anos, o fluxo de carros aumentou tanto que até acidentes já ocorreram. “Antes não tinham acidentes aqui, mas agora têm. Antigamente, eu andava aqui de bicicleta qualquer hora do dia e hoje já não posso fazer isso por causa do tráfego perigoso”, comenta.

Cícero Filho, que também pratica exercícios físicos na Avenida, reforça a mudança de cenário. “É uma perceptí- vel mudança, principalmente por conta dos fechamentos de alguns retornos. Às vezes, para você encontrar um retorno, tem que andar bastante, o que aumenta o consumo do combustível”, comenta.

Cícero acredita que o trânsito fluiria melhor caso os projetos para instalação de semáforo e pavimentação das ruas próximas ao shopping fossem melhor planejados. “Eu não consegui ver um projeto que beneficiou todos os lados. Acho que faltou um pouco mais de estudo para que o trânsito flua melhor. A construção do shopping influenciou bastante, porque as pessoas passaram a vir mais para esta área por causa dele”, afirma Cícero.

Contraponto

Por sua vez, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) informa que o aumento do fluxo de carros na Avenida Marechal Castelo Branco se deve ao crescimento anual médio de 40 mil veículos em Teresina e ao fato de que Avenida é uma via de acesso a vá- rios pontos de alta demanda, tais como Câmara dos Deputados, Assembleia, Agespisa, shopping, hospitais e hotéis.

Para organizar o tráfego na região, aumentando sua capacidade viária, estão sendo instalados novos semáforos. Além disso, foi construída uma ciclofaixa que ocupa cerca de 1/3 da pista no sentido Sul/Norte e as adequa- ções para a via contemplam um estreitamento do canteiro, de forma que, nos pontos com retorno e/o forma de semáforo, seja possível acrescer uma faixa de tráfego. Deste modo, o objetivo é que seja reduzido o impacto do estreitamento da via pela ciclofaixa.

Fonte: Ioná Nunes - Jornal O DIA

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: