Geral

LUTO

Autoridades e amigos lamentam a morte do "Padre Chiquinho"; veja a repercussão

Padre Francisco Borges, de 53 anos, mais conhecido como "Padre Chiquinho, morreu no início da tarda deste domingo (10), em Teresina

Por Luiz Brandão

Domingo - 10/12/2023 às 20:45



Foto: Redes sociais Padre Francisco Borges: morte súbita
Padre Francisco Borges: morte súbita

A morte prematura do Padre Francisco Borges tem uma grande repercussão em todo o Piaui, principalmente entre os católicos. Autoridades, amigos, parentes e religiosos usaram as redes sociais para lamentar o falecimento do titular da Paróquia de Santa Bárbara, na Zona Leste de Teresina.

O Padre Francisco Borges, de 53 anos, mais conhecido como "Padre Chiquinho, morreu no início da tarda deste domingo (10), em Teresina. Ele sofreu um infarto fulminante do miocárdio. 

O ataque cardíaco ocorre quando ele estava dentro do próprio carro. O Padre chegou ser levado para o Hospital da Primavera, na Zona Norte de Teresina,  onde foi confirmado o óbito.

Natural da cidade de União, no Norte do Piauí, o Padre Borges era muito conhecido e querido na sociedade teresinense. Ele era pároco da igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro Renascença, zona Sudeste de Teresina, e atualmente estava à frente da paróquia de Santa Bárbara, no Vale do Gavião, zona Leste da capital.

Repercussão 

Padre Tony Batista 

Tony Bastista - O vigário geral da Arquidioce de Teresina, Padre Tony Bastista, de 77 anos, foi um dos primeiros a confirmar a morte do Padre Francisco Ferreira Borges. Ele escreveu nas redes sociais: "Verdade absoluta, irmãos, o nosso Chiquinho morreu mesmo. Há poucos instantes. Infarto fulminante. Dentro do carro. Foi levado para o hospital da Primavera mas já chegou sem vida. Somos assim frágeis. Meu Deus!", disse Tony.

Dr Pessoa 

Dr. Pessoa - Logo após a confirmação da morte, o prefeito de Teresina, Dr Pessoa, publiciu nota de pesar na página da Prefeitura na Internet. "É com profundo pesar que lamento o falecimento do Pe. Francisco Borges, o nosso Pe. Chiquinho. Ele nos deixa um enorme legado de carisma, espiritualidade e humildade, sua partida precoce nos inunda de enorme tristeza. Neste momento de dor, externo minhas condolências aos familiares e amigos", disse o prefeito.

Wellington Dias 

Wellington Dias - "Foi com grande tristeza que recebi a notícia da morte do Padre Francisco Ferreira Borges, o "Padre Chiquinho". Natural da cidade de União, no Norte do Piauí, o Padre Borges era muito respeitado, conhecido e querido por mim e pelos piauienses. Gostaria de deixar aqui o meu forte abraço aos amigos e familiares do Padre Chiquinho que deixará muita saudade pela sua dedicação e alegria em trabalhar nas obras da Igreja. Que Deus conforte o coração de todos e todas. Meus sentimentos", escreveu o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Rafael Fonteles 

Rafael Fonteles - No início da noite o governador Rafael Fonteles também publicou nota na suas redes sociais. "Lamentamos profundamente o falecimento do Padre Francisco Borges, o Pe. Chiquinho, ocorrido neste domingo. Sua presença foi verdadeiramente inspiradora, e sua dedicação à fé e à comunidade deixou uma marca significativa nas vidas de muitas pessoas. Que Deus o receba e conforte familiares e amigos", disse Fonteles 

Desembargador Brandão de Carvalho 

Desembargador Brandão de Carvalho - O desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Piauí, Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, lamentou a morte súbita do jovem religioso. "Era muito amigo, partiu muito cedo, uma pena", disse o magistrado.

Cristóvão Cruz

Cristóvão Cruz - O auditor fiscal da Secretária de Fazenda do Estado, Cristóvam Cruz, também lamentou e disse estar muito triste com a morte do sacerdote. Cristóvam e irmão do também padre Antônio Cruz, da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Vermelha, na Zona Sul de Teresina. 

Flávio Nogueira Júnior 

Flávio Nogueira - O deputado estadual Flávio Nogueira Júnior escreveu na sua conta no Facebook: "Confesso que nesse momento o sentimento de tristeza me define com a notícia da morte do Padre Francisco Borges, sacerdote com notável atuação em Teresina e que atualmente atuava na Área Pastoral Santa Bárbara, zona leste de Teresina. Padre Borges estava sempre próximo das pessoas e se destacava no seu trabalho de caridade com os mais necessitados pelas paróquias, comunidades e áreas pastorais por onde passava. Junto-me à comunidade católica de nossa Arquidiocese em oração pedindo à Deus seu descanso eterno", escreveu o deputado.

Arquidiocese - A Arquidioce de Teresina lançou uma nota oficial comunicando a morte do Padre. "Neste momento de profunda saudade, mas cheio de esperança na vida eterna, pedimos ao Senhor que console o coração devtodo o nosso Clero, familiares, amigos e conceda aceite querido sacerdote a recompensa no Reino Dos Céus", diz um trecho da nota.

Comunidade - O Além do seu tempo à igreja, o Padre Francisco Borges também se dedicava às causas comutárias. Ele foi um dos pioneiros aqui na Arquidioce de Teresina a criar grupos de Wathsapp para reunir as lideranças comunitárias. 

Padre Francisco também abriu a igreja para tratar dos assuntos de interesse das comunidades, como ocorreu, por exemplo, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, no Renascença I. Lá na igreja eram chamados vereadores, secretários, deputados e outras autoridades para debater com a comunidade.

Por isso, liderancas comunitárias e morradores de áreas da periferia da cidade, onde o padre Francisco Borges trabalhou, também se manifestaram sobre a morte dele. A Associação dos Moradores do Bairro Renascença, na Zona Sudeste de Teresina, lançou uma nota nas redes socais lamentando a perde homenageando o sacerdote.

Reunião do Padre Chiquinho com líderes comunitários era constanteMissão de Deus

O "Padre Chiquinho", como era mais conhecido e gostava de ser chamado, tinha o trabalho da Igreja Católica como uma missão de Deus. "A missão faz a igreja cada vez mais viva. O Papa Francisco pede que nós cristãos, saiamos de dentro das igrejas para ir ao encontro do povo. Os padres, temos que, cada vez mais, estamos junto ao povo para conduzi-lo a Deus", disse o padre depois de uma missa no povoado Vaquejador, no mununicipio de Pau Darco do Piauí (foto abaixo).

Velório e sepultamento 

O velório do Padres Francisco Ferreira Borges será na Área Pastoral Santa Bárbara, no bairro Santa Bárbara, na zona Leste de Teresina. A chegada do corpo ao local estava prevista para às 8 horas da noite deste domingo (10.12).

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: