Geral

Audiência debate a suspensão do repasse do seguro safra no PI

Safra Seguro

Segunda - 16/04/2012 às 14:04



Uma audiência pública nesta segunda-feira (16), às 15h, no plenarinho da Assembleia Legislativa vai debater a suspensão do repasse do Seguro Safra a 35 cidades do semiárido piauiense por parte do Governo Federal. Participarão da audiência autoridades estaduais e municipais e do Governo Federal.

A deputada Liziê Coelho (PTB), que propôs a realização da audiência pública, afirma que o problema da estiagem pode se tornar ainda mais grave nos próximos meses com a previsão de que o número de municípios em estado de emergência chegue a 150.

“Essa será uma das piores estiagem que o Piauí irá passar. Os municípios e os governos Estadual e Federal devem trabalhar em conjunto para amenizar esse problema. Se nada for feito as famílias que moram nesses municípios correm o risco de ficarem sem água para consumo próprio e dos animais”, disse.

A situação dos municípios piauienses se agravou depois que o Ministério do Desenvolvimento Agrário negou o pedido de repasse do Seguro Safra, após analisar os relatórios de perdas destas cidades e constatar que os prejuízos não tiveram a dimensão necessária para o repasse do Seguro. Segundo Liziê, é preciso que o Governo federal reveja a metodologia de análise para aprovação do repasse.

Das 38 cidades piauienses que realizaram o pedido apenas Caridade do Piauí, Itaueira e São Raimundo Nonato faram beneficiadas. Segundo Liziê, os municípios cumpriram a sua parte, mas uma análise incorreta do ministério tem prejudicado o homem do campo. “Para essas pessoas que vivem da agricultura familiar qualquer perda representa um prejuízo sem tamanho. O recurso do seguro safra é fundamental para que essas possam sobreviver durante a estiagem”.

Fonte: Assessorias

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: