Geral

TECNOLOGIA

Apple corrigiu problemas de segurança. Atualize seus dispositivos

Mas será que empresas grandes como a Apple estão suscetíveis a falhas?

Da redação

Quinta - 23/12/2021 às 06:22



Foto: Divulgação Apple
Apple

Com o uso cada vez maior de aparelhos smartphones, os hackers se tornam cada dia mais especialistas em invasão de dispositivos móveis. Por isso, as principais fabricantes e empresas de softwares desses aparelhos se preocupam em sempre manter seus sistemas atualizados, para que não ocorra problemas com seus consumidores.

Mas será que empresas grandes como a Apple estão suscetíveis a falhas? É sobre isso que vamos falar hoje. Ah, e caso você tenha um equipamento Apple, vá correndo agora mesmo conferir se está com as atualizações em dia!

O que aconteceu com a Apple?

A Apple acaba de lançar o iOS 14.4 e o iPadOS 14.4, e as notas de atualização contêm uma linguagem preocupante.. Nas atualizações do kernel, a Apple observa que “um aplicativo malicioso pode ser capaz de elevar os privilégios” e, nas atualizações do WebKit, diz que “um invasor remoto pode causar a execução arbitrária de códigos”. Depois de ambas as declarações, as notas de atualização dizem: “A Apple está ciente de um relatório de que este problema pode ter sido explorado ativamente”. 

O que isso significa, de maneira geral, é que você deve atualizar seus dispositivos iOS o mais rápido possível. Para colocar a linguagem em termos simples: a Apple encontrou uma falha de segurança em seus sistemas operacionais e também tem evidências de que alguém pode tê-la explorado. As notas de atualização não têm mais detalhes, então, por enquanto, não sabemos quem pode ter usado a violação de segurança ou para que eles podem estar usando.

Não é hora de bloquear o seu dispositivo - Apenas o mantenha em dia atualizado

Como dissemos anteriormente, as violações de segurança não são coisa pouca. Um aplicativo capaz de elevar privilégios significa que ele pode fazer coisas que não deveria ser feito (o que você não o autorizou a fazer). Novamente, não há nenhum detalhe, mas falando de maneira geral, isso significa que um aplicativo malicioso pode ter contornado algumas das proteções de segurança da Apple. 

O exploit WebKit não está nos seus melhores momentos. Um invasor remoto, sendo capaz de causar a execução arbitrária de códigos, significa que um invasor pode fazer coisas no seu telefone remotamente, sem precisar que você visite um site que ele controla. Isto dá total acesso ao seu aparelho, e pode ser catastrófico para seus dados, tal como Apps de bancos que podem ser invadidos.

Porém, mantenha a calma, pois não quer dizer que é hora de entrar no modo de bloqueio cibernético total do aparelho, mas significa que 14.4 não é uma atualização que você queira adiar por um tempo. Enquanto isso, a Apple diz que fornecerá detalhes adicionais em breve, então ficaremos atentos para obter mais informações sobre os exploits.

Como proteger o seu aparelho Apple?

Mesmo que você use um MacBook, ou Iphone, não significa em nada que esteja protegido contra Hackers. O simples fato de ser uma marca famosa, não é sinal de proteção total, e por isso recomendamos algumas ferramentas para você.

Um bom exemplo de ferramenta para proteção são os anti vírus, mas eles por si só não garantem total defesa. Então podemos dizer que mesmo que você use um Mac, é bom usar uma VPN, assim, aliado a um anti vírus, poderá ajudar na proteção do seu dispositivo. Além disso, com essa ferramenta poderá acessar conteúdo de plataformas com a netflix de outros países, como um bônus.

Outras dicas que podemos dar a você, é sempre navegar apenas nos sites que você conhece e sabe que são confiáveis. Nunca abra emails de remetentes que você não conheça e pareça estranho, e principalmente, não clique em links duvidosos.

Conclusão

Sabendo que hackers conseguiram invadir o sistema da Apple, e que já há uma correção de segurança disponível, acreditamos que você já correu para verificar se os seus dispositivos estão atualizados e protegidos, não é mesmo?

Nunca deixe de usar ferramentas de proteção como as citadas anteriormente, mesmo que você não costume usar muito a internet, ainda assim é importante tomar conta do seu smartphone e Macbook.

O que achou do nosso conteúdo de hoje? Foi útil para você? Deixe um comentário dizendo o que achou, e compartilhe com seus amigos para mantê-los protegidos também!

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: