Geral

Após denúncias, Minha Casa vai mudar

Após denúncias de fraudes no principal programa habitacional do país, o governo estuda mudanças no

Quarta - 08/05/2013 às 14:05



Foto: Reprodução Minha Casa, Minha Vida
Minha Casa, Minha Vida
Após denúncias de fraudes no principal programa habitacional do país, o governo estuda mudanças no Minha Casa Minha Vida. Os técnicos da área econômica analisam a possibilidade de a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil assumirem os repasses de dinheiro do Orçamento para a construção de casas populares em cidades com menos de 50 mil habitantes.

O jornal O  Globo revelou, numa série de reportagens em abril, que um grupo de ex-funcionários do Ministério das Cidades criou empresas de fachada para fraudar a execução do programa em pequenos municípios. Construtores confirmaram que só podiam participar das obras se pagassem propinas para esses ex-servidores.

De acordo com fontes do governo, os estudos são tocados pela Caixa, que domina o mercado imobiliário no Brasil, sendo responsável por mais de 70% do crédito habitacional do país. A expertise no ramo e o aprimoramento de mecanismos de controle fizeram a instituição tomar a liderança nesse processo.

Além de financiar imóveis para a classe média, que se enquadra no programa, os bancos oficiais já repassam os recursos do governo federal. No caso dos projetos destinados a municípios com menos de 50 mil habitantes, pequenos bancos foram autorizados a atuar.

Era nesse nicho que atuava a empresa RCA Assessoria, montada por ex-servidores do Ministério das Cidades. O dinheiro do Orçamento da União custeia quase todas as obras das casas para a população mais pobre. Em todos os casos, a instituição que faz os repasses é responsável por fiscalizar o andamento da construção.

Fonte: O Globo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: