Geral

Advogados de Picos e Oeiras criticam falta de transparência e de participação na gestão da OAB

A pré-candidata à presidência da instituição, Geórgia Nunes, visitou os dois municípios

Sábado - 20/10/2018 às 17:10



Foto: R2 Encontro em Picos
Encontro em Picos

A advogada e pré-candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Piauí (OAB-PI), Geórgia Nunes, se reuniu, nessa quinta-feira (18), com advogados dos municípios de Picos e Oeiras, para tratar sobre a situação da instituição e da advocacia no Estado. Geórgia Nunes lidera o movimento Advocacia – Amor Pela Causa, grupo de oposição à atual diretoria da Ordem.

No encontro em Picos, falta de transparência, gestão financeira desequilibrada e segregação dos advogados – problemas, segundo os advogados, impostos pela atual gestão da OAB-PI – foram temas dominantes. O advogado Fellipe Rodrigues aponta que, hoje, a Seccional Piauiense da Ordem está falida, financeiramente, como mostra o Conselho Federal da OAB.

"Esperava do atual presidente uma postura diferente e mais aguerrida, principalmente para enfrentar essas dificuldades institucionais. Nós temos, hoje, a advocacia cujos os profissionais têm o direito de exercer seu ofício tolhido pelo Ministério Público. Nós temos um Tribunal de Contas questionando os contratos por inexigibilidade de licitação com municípios, temos uma previsão em lei sendo questionada de forma absurda, mas a nossa OAB não se posiciona em lutas como essa", lamenta Fellipe.

O ex-presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno, membro do movimento Advocacia – Amor Pela Causa, relatou problemas atuais da instituição e destacou pontos importantes para se alcançar uma boa gestão na entidade. Moreno anunciou que, entre as propostas do grupo de oposição está a garantia à advocacia de Picos uma cadeira no Conselho Federal da OAB.

"Entre as propostas do grupo de oposição está rediscutir a extinção das Comarcas, que se transformou num limitador da atuação do advogado e na ausência de prestação jurisdicional ao cidadão", pontua o ex-presidente.

Em Oeiras, os representantes do movimento Advocacia – Amor Pela Causa também apresentaram sua plataforma de pré-candidatura e analisaram as reivindicações dos advogados da região. A advogada Rosa Meneses acredita que Geórgia Nunes é o melhor nome para liderar a OAB-PI na próxima gestão e reafirmou seu apoio ao grupo, destacando o trabalho da advocacia oeirense.

"Sei como analisar o antes e o depois, pois participei da gestão passada e também da atual. Participamos de uma chapa que sempre correu atrás de melhorias para a cidade. Tínhamos muito mais apoio nas gestões passadas, lidando, diariamente, com desafios, todos os programas e o movimento em favor da 2ª Vara de Oeiras. Geórgia, com certeza, é a melhor opção, pois ela conhece a nossa realidade de perto", assinala.

A pré-candidata Geórgia Nunes, que expor suas propostas, ressalta que sua missão é buscar de uma OAB igualitária, unida, prestigiada e fortalecida, estadual e nacionalmente. A advogada, que milita há 13 anos e foi tesoureira da OAB-PI, observa que a atual gestão da instituição não tem transparência, colocou as contas no vermelho e criou uma divisão entre advogados, o que, para ela, enfraquece a advocacia.

"O apoio e a força dos colegas advogados e advogadas, no interior, me deixam ainda mais fortalecida e motivada. Agradeço a cada um que está conosco, apoiando, dando ideias, dialogando, apontando problemas e soluções, bem como reafirmando sua presença em nosso movimento e na luta por mudanças de verdade na gestão da nossa OAB-PI", frisa Geórgia Nunes.

Fonte: R2

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: