Geral

Ação entre polícias desarticula gangue de assaltantes de banco

prisão gangue assaltante bancos

Quinta - 03/03/2011 às 09:03



 Uma quadrilha interestadual especializada em assaltos a agências bancárias foi desarticulada pela Polícia Civil do Ceará, com o auxílio da Polícia Civil do Maranhão. O bando foi detido no município de Icó, distante a 375 km da cidade de Fortaleza, durante operação montada por investigadores da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Publica e Defesa Social (Coin) do Ceará e agentes da Delegacia de Narcóticos (Denarc), a partir de informações repassadas pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) do Maranhão.

De acordo com a Polícia, a quadrilha planejava sequestrar a gerente do Banco do Brasil, da cidade vizinha de Orós. O bando já havia sequestrado a família da gerente, que estava num cativeiro. Eles estavam planejando praticar o assalto conhecido como ‘Sapatinho’, ou seja, eles levariam a funcionária ao Banco e roubariam o dinheiro do cofre e dos terminais.

Os levantamentos feitos pelo Departamento de Combate a Assaltos a Bancos da Seic apontaram ainda, que, caso o sequestro da gerente não tivesse sucesso, haveria um plano ‘B’, que tinha como finalidade, invadir a agência com maçaricos e outros objetos, para arrombar os caixas. As polícias estavam monitorando a movimentação do grupo, e conseguiram interceptar a ação dos integrantes.

Prisão

A Coordenadoria de Inteligência deu início às investigações, na semana passada e, durante a madrugada de terça-feira (1º), um cerco de equipes da Polícia Civil e do Batalhão de Choque da Polícia Militar, resultou em tiroteio, e na detenção dos quatro assaltantes. No confronto um dos integrantes ficou ferido.

O bando foi cercado na zona rural do município de Icó, na localidade Cajá Gordo, onde foram presos os paraenses Cleomar Barbosa dos Santos, 30 anos, natural de Itupiranga e William Searle Lima Pinto, 28 anos, de Redenção (CE). Os outros detidos foram os cearenses Claudiano Batista de Sousa, o Duda, 29 anos, natural de Jaguaribe; e Jeimicye Elvis Guimarães Carneiro, o Ciê ou Célio, nascido em Icó, que foi baleado durante o tiroteio. Ele é apontado como um indivíduo de alta periculosidade e possui vários mandados de prisão preventiva no Ceará e no Distrito Federal.
Também participou da ação, uma equipe de Combate ao crime Organizado do Estado do Maranhão, que também investigava o mesmo grupo.

Apreensões


A operação foi coordenada pelo delegado titular da Delegacia de Narcóticos do Ceará, Pedro Brito. Com o bando foi apreendido um revólver e uma carabina, além de duas granadas fabricadas artesanalmente. Foi encontrado também, maçaricos e dois veículos.

Em depoimento na Delegacia Regional de Icó, um dos integrantes revelou que o plano do grupo era realizar o assalto ao Banco do Brasil de Orós e, em seguida fugir para o Rio Grande do Norte, onde seria atacado o posto dos Correios da cidade de São Miguel.

Fonte: imirante

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: