Geral

PIAUÍ PET

Primeira edição do Castramóvel de 2024 realiza mais de 500 atendimentos

A previsão de 300 atendimentos ultrapassou a meta, tendo sido distribuídas 500 senhas em menos de duas horas de iniciado o evento

Da Redação

Segunda - 19/02/2024 às 09:33



Foto: CCom e Ascom Semarh Em 2023, o Piauí Pet Castramóvel fez cerca de 1.500 cirurgias, somando os atendimentos em Teresina, Picos e Parnaíba.
Em 2023, o Piauí Pet Castramóvel fez cerca de 1.500 cirurgias, somando os atendimentos em Teresina, Picos e Parnaíba.

A primeira edição do Piauí Pet castramóvel de 2024 foi um sucesso de demanda, ultrapassando a expectativa de 300 atendimentos, com 500 senhas distribuídas em apenas uma hora. A ação ocorreu no Centro de Educação Ambiental (CEA), neste domingo, 18, com o objetivo de promover a saúde e bem-estar dos animais domésticos, a iniciativa é promovida pelo governo do Piauí por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (Semarh).

Foto: Acervo Pessoal/Graziely Oliveira

“Superamos as expectativas. Somente no período da manhã, já atendemos mais de 500 animais, entre cães e gatos. A grande procura mostra que a população realmente necessita dessa importante política pública, que é uma diretriz do governador Rafael Fonteles, por meio da Semarh”, pontuou a diretora de Conservação da Biodiversidade (DCBio) da Semarh, Jurema Chaves.

O projeto tem como público alvo famílias baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que não tem condições de castrar os pets. O procedimento para conseguir a castração é feito por etapas, primeiro o tutor recebe uma senha e é direcionado para fazer o cadastro onde irá apresentar o documento de identificação, comprovante residência e o número do CadÚnico. Feito o cadastro, o animal é levado para avaliação médica, onde o veterinário irá avaliar se o pet esta apto para a cirurgia.

Foto: Acervo pessoal/ Graziely Oliveira

Foto: Acervo Pessoal/ Graziely oliveira

CCom e Ascom Semarh

Na segunda etapa, se o animal for aprovado na avaliação, os tutores serão avisados quando a cirurgia for marcada, a média estipulada para o início das marcações são de 15 dias. Além da castração também é realizado a implementação de microchips nos pets para monitoramento.

A doméstica Maria Isaura esteve na ação para castrar seu gato Peter e comentou sobre a importância da ação que torna o procedimento mais acessível.

“Quando eu soube que ia ter eu não pensei duas vezes e trouxe meu gato, o valor da castração aqui em Teresina é muito alto não tenho como bancar tudo, então aproveitei e vim cedo para garantir a castração do meu”, disse Maria.

Algumas pessoas no local reclamaram sobre o tempo de espera para serem atendidos devido a alta demanda de pessoas, mas a equipe da Semarh esteve a todo momento orientando as pessoas e garantindo o máximo de conforto possível com tendas e cadeiras para as pessoas aguardarem na sombra e descansarem, além de água gelada sendo fornecida para a população durante toda a ação.

Foto: Acervo Pessoal/ Graziely Oliveira

Os pets também não foram deixados de lado, houve ração e água disponível por todo o local, os agentes da Sermah também estavam vigilantes no cuidado dos tutores com os animais, garantindo que os pets não fossem deixados amarrados no sol ou sem alimento e água. No evento ainda estava sendo ofertado o serviço de emissão da carteira de Identidade Pet.

Foto: Acervo pessoal/ Graziely Oliveira

Foto: Acervo pessoal/ Graziely Oliveira 

De acordo com o secretário estadual  do meio ambiente Daniel Oliveira, a meta da Semarh é alcançar 7 mil animais na capital e interior. 

“Com o controle populacional, a gente consegue cuidar melhor dos animais, as famílias têm mais atenção aos seus próprios animais e evita-se o abandono, que é a principal causa de maus-tratos. Muitas vezes eles (animais) reproduzem e, sem condições de cuidar, os tutores terminam abandonando”, explica o gestor.

CCom e Ascom Semarh

O Deputado Estadual Fábio Novo também esteve no local para prestigiar a ação, onde ele conversou com Daniel Oliveira para saber mais sobre o Projeto Castramóvel e um balaço sobre a ação. Fábio Novo ainda conversou com representantes de iniciativas de proteção aos animais, conferiu todas as etapas da ação, do cadastro até a triagem, e interagiu com a população para saber o que estavam achando do projeto.

Foto: Acervo Pessoal/ Graziely Oliveira

Na entrada do evento também estavam sendo distribuídas mudas de plantas frutíferas e nativas para a comunidade, uma iniciativa do projeto Pró verde Piauí, que criado com o objetivo de promover e apoiar o desenvolvimento ambiental do Estado, contemplando instrumentos, projetos e ações.Foto: Acervo Pessoal/ Graziely Oliveira

Foto: Acervo Pessoal/ Graziely Oliveira

Para 2024, a meta da Semarh é ofertar 1.500 castrações somente na capital. No interior, o serviço será ampliado para municípios como Piripiri e Canto do Buriti.

Foto: Acervo Pessoal/ Graziely oliveira

Fonte: CCom e Ascom Semarh

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: