Geral

EDUCAÇÃO

A importância da redação no ENEM e como mandar bem próxima prova

A redação do ENEM não apenas é importante, como é talvez a mais importante de todas as habilidades que você pode precisar para passar em um vestibular. Veja como no texto!

Redação

Terça - 06/04/2021 às 09:47



Foto: Divulgação Enem
Enem

Saber escrever é muito importante no sistema escolar, em todas as idades e em todos os níveis; os alunos são frequentemente avaliados quanto à qualidade de sua escrita, o que acontece certamente no ENEM, e isso de forma bastante clara. Existe uma nota só para a sua redação! No entanto, e apesar de sua inegável primazia, a escrita é um "objeto misterioso", como dizem alguns autores e escritores amadores. Não tem tradição didática própria, e é assim que a grande maioria se depara com a escrita sem nenhum trabalho preparatório.

Infelizmente, os alunos que "não sabem escrever" acumulam fardos pesados enquanto os professores, preocupados, não sabem o que fazer para ajudá-los. O desconforto por parte do professor, em relação à escrita, advém da falta de referências e pontos de comparação; O desconforto do aluno decorre da dificuldade de entender exatamente quais são as expectativas do professor e quais são os meios para melhorar suas próprias habilidades de escrita. Uma justificativa TCC pronta não aparece assim do nada escrita, e é importante se esforçar, pelo menos um pouco.

Produzir um texto escrito bem feito é o resultado de um trabalho longo e difícil que exige muito esforço. O leitor comum mantém certos estereótipos sobre o esforço e a angústia de escrever, mas geralmente os associa a escritores frustrados e não àqueles que terminam seu trabalho com alegria. Na realidade, cada texto nasce com esforço e por sucessivas aproximações; Na maioria dos casos, escrever é uma profissão, um trabalho como qualquer outro, que requer técnicas e estratégias.

Assim, o aluno, principalmente o universitário, deve ser apresentado a escrita como uma técnica que se aprende aos poucos; para cujo aprendizado é necessário considerar que cada escrita é o produto de uma série de operações. Ou seja, é possível ensinar a compor, porque é possível decompor o processo de escrita em atividades elementares e utilizar técnicas e procedimentos específicos para cada uma delas.

O que um ato de composição escrita significa hoje está longe de ser a escrita, a escrita ou a expressão escrita que se pensava ser apenas duas décadas atrás. Nesse breve período, disciplinas tão variadas quanto as chamadas ciências da linguagem: pragmática, análise do discurso, sociolinguística, psicolinguística, bem como a psicologia cognitiva trouxeram contribuições teóricas e aplicadas que modificaram a percepção da composição e que têm importantes consequências na abordagem do seu ensino-aprendizagem.

Em suma, a escrita é uma manifestação da atividade linguística humana, como conversação, monólogo ou outro nível. Códigos de gestos ou o alfabeto Morse. Os escritos compartilham as características fundamentais da comunicação verbal. Escrevemos para pedir e dar informações, expressar nossos conhecimentos, influenciar outras pessoas, pedir dinheiro, organizar uma atividade, pedir aprovação, expressar nosso amor a um ente querido, convidá-lo para jantar, dar-lhe um buquê, abraçá-lo ou dar-lhe um beijo.

Para concluir, aprender a escrever só faz sentido se servir para cumprir propósitos que não podem ser alcançados com a oralidade. Entre outras coisas, escrever consiste em aprender a usar palavras para significar o que se pretende que signifiquem em cada contexto.

Ortografia e escrita: como melhorar ambas para arrebentar no próximo ENEM

Temos lido muito nos dias de hoje sobre a importância de investir nosso tempo em hobbies ou hobbies que agreguem algo ao nosso desenvolvimento, seja como pessoas ou como profissionais, mas por que não fazer algo que nos ajude nos dois aspectos? Vale lembrar que sempre existem professores também dispostos a ajudar.

A ortografia e a escrita têm impacto direto na imagem que os outros têm de você, pois demonstram cultura, conhecimento e educação, e são essenciais para expressar interesses, gostos, necessidades ou habilidades.

Academicamente, escrever bem melhorará suas notas. Resumos, ensaios e relatórios diferem entre si pelos elementos que contêm e pela estrutura em que devem ser escritos. Ou seja, seu documento pode conter ótimas ideias, mas se estiver faltando ou estiver mal escrito, ficará difícil de entender, não terá os critérios de avaliação e receberá uma nota baixa.

Por outro lado, no local de trabalho, sua forma de escrever é o cartão de visita. Para recrutadores e empregadores, a ortografia representa o primeiro filtro para descartar candidatos, pois precisam contratar os profissionais mais bem preparados, e a gramática é fundamental em todos os canais de comunicação de uma empresa, por exemplo, para redigir cartas, convênios, emails, comunicações eletrônicas com clientes ou fornecedores e até mesmo para se comunicar entre colaboradores.

E embora hoje seja impensável ter que escrever sem um corretor ortográfico por perto, isso não é desculpa para cometer erros ortográficos graves, por isso aqui estão uma série de dicas com as quais você pode melhorar a ortografia e a escrita.

Dicas para melhorar a ortografia e a escrita para o ENEM

Leia e sublinhe

Faça leves marcas com um lápis para indicar as palavras que você não conhece ou que acha que precisa praticar. Lembre-se de que não é necessário que você faça esse exercício com livros especializados de sua carreira, você também pode fazer com um romance ou com um jornal.

Estude as regras de ortografia

Ter uma gramática em mãos pode ser muito útil quando você tiver dúvidas sobre o significado de uma palavra ou como está escrita. Através da internet, você também consegue encontrar tudo o que precisa saber sobre regras de acentuação, sintaxe, conjugação verbal, concordâncias de gênero, número, grau e verbal, etc.

Torne a ortografia parte da sua rotina

Ao usar as redes sociais ou se comunicar com os amigos por meio de mensagens de texto, tente escrever todas as palavras corretamente e sem abreviaturas, use acentos, vírgulas e sinais de pontuação, assim você aprende e ajuda seus amigos a melhorar também. Essa talvez seja uma das dicas mais importantes de todas, já que é a maneira mais fácil e rápida de conseguir melhorar sua escrita significativamente.

 Ter uma boa ortografia e escrever bem dizem muito sobre sua personalidade, e também ditam a nota que você vai receber no ENEM, no ENEM digital, e em outros vestibulares ou concursos públicos/exames, por isso é importante que você mantenha seu conhecimento sempre atualizado e se esforce para melhorar suas áreas de oportunidade. Lembre-se também que se você usar seu tempo livre para aprimorar essas habilidades e se preparar profissionalmente, será mais fácil se integrar ao mundo do trabalho ou crescer dentro da empresa onde trabalha.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: