Geral

PROVA

90% dos cursos que realizaram o ENADE obtiveram nota maior ou igual a média

Os dados foram divulgados, hoje, pelo Ministério da Educação (MEC)

Sexta - 04/10/2019 às 15:08



Foto: Reprodução UESPI
UESPI

Os cursos de Psicologia, de Teresina e Direito de Picos, Parnaíba e Teresina atingiram nota máxima, 5, na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), de 2018. Os dados foram divulgados, hoje, pelo Ministério da Educação (MEC). Vinte cursos de bacharelado da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) fizeram a prova para avaliar os indicadores de qualidade da educação superior referente ao ano passado e cerca de 90% desses obtiveram nota maior ou igual a 3. Os cursos de Psicologia, de Teresina e Direito de Picos, Parnaíba e Teresina atingiram nota máxima (5).

Dentre os cursos participantes estão: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Direito, Psicologia e Turismo onde cerca de 55% obtiveram nota igual ou superior a 4. A Pró-Reitora de Ensino e Graduação (PREG), Nayana Pinheiro, pontua que a preparação desses estudantes é  um trabalho árduo de união e preparo para a obtenção desses bons resultados. “Nós como instituição ficamos muito felizes, tendo em vista que 4 cursos atingiram nota 5 e onze dos nossos cursos atingiram nota igual ou superior a 4 . Ficamos muito felizes com a evolução dos cursos a cada ano. Neste Enade com 90% deles acima da média. Então, vamos trabalhar sempre para melhorar e cumprir nosso papel como instituição”, destaca.

O professor Hamurabi  Siqueira, coordenador do Curso de Direito, campus Prof. Barros Araújo, de Picos destaca que avaliações como essas são subsídio para aferição da qualidade do ensino superior. “Ficamos muito orgulhosos que o nosso curso tenha obtido, mais uma vez, a nota máxima no Exame. Isso demonstra que, apesar das dificuldades, estamos conseguindo fornecer, de maneira perene, uma formação de qualidade aos nossos alunos e sempre em busca do melhor”, afirma.

Turma de Direito de Picos nota máxima no Enade

Para aluna do curso, Juliana Sousa, esse é um  reconhecimento ao trabalho de alunos e professores resilientes, que se empenharam ao longo dos cincos anos de curso para chegarem à excelência.

A coordenadora do curso de Psicologia, Rafaella Sá, acredita que a nota 5 obtida no ENADE é um reflexo do empenho de docentes e discentes que fazem o curso. “Conseguimos realizar um trabalho de excelência, com pesquisas extensões e atuações em estágios supervisionados que fazem significativa diferença no trabalho prestado à comunidade. O curso de Psicologia da UESPI, no qual destacamos todos: docentes, discentes, auxiliar administrativa e terceirizados, estão de Parabéns, e que continuemos a colher mais frutos”, destaca.

“A nota máxima no ENADE representa a luta e resistência da Psicologia que, mesmo com tão poucos recursos e tantas dificuldades, resistimos de pé, buscando o melhor que podemos fazer e oferecer o melhor serviço que aprendemos para a comunidade, elevando o nome do nosso curso, da nossa profissão e da nossa instituição com excelência”, afirma a aluna Ana Paula Presidio, do curso de Psicologia.

Aluna Ana Paula Presidio, do curso de Psicologia

” Nós ficamos muito felizes com esse resultado. Nós estávamos aguardando um resultado positivo, por todo trabalho feito no Campus Clóvis Moura, por alunos e professores. Eu atribuo isso ao compromisso que os professores tem em sala de aula, que os alunos tem para assistir aula e cobrar,  e do trabalho da direção do campus também”, pontua a coordenadora do curso de Direito do campus Clóvis Moura, Ana Karina Campelo.

“No curso de Direito da UESPI em Parnaíba a felicidade pela nota 5 no Enade é coletiva. Resultado de competências e superações. Do esforço e da perseverança de toda a comunidade acadêmica”, afirma a coordenadora Maria Da Graça Borges De Moraes Castro.

Turma de Direito da UESPI de Parnaíba com nota máxima no Enade

O reitor Nouga Cardoso parabeniza aos professores e alunos, responsáveis por essa grande conquista para a universidade. “Gostaria de parabenizar a comunidade acadêmica e a toda gestão administrativa da nossa universidade, que foram essenciais para esse resultado. É a certeza de que estamos caminhando pela estrada certa”, enfatiza o reitor.

Outros cursos que obtiveram destaque com nota 4, foram Administração, turma Clóvis Moura (Teresina) e Prof. Barros Araújo (Picos), Direito, turma Prof. Antônio Giovani Sousa (Piripiri) e Administração, Direito, Ciências Contábeis, Comunicação Social e Direito com turmas do campus Poeta Torquato Neto (Teresina).

ENADE

Nesse ano, 461.845 alunos realizaram a avaliação em todo o Brasil. Na UESPI foram 834 alunos participantes. O exame é realizado todos os anos nas universidades e busca mensurar o desempenho dos estudantes, cursos e instituições de ensino superior. Essa avaliação é utilizada tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nas provas são cobrados os conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares, as competências e habilidades para a formação geral e profissional, como também o nível de atualização dos estudantes sobre a realidade brasileira e mundial.

Confira a lista.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: