Garota de 14 anos morre após inalar remédio errado em crise de asma

garota morre inala remedio errado


 Uma adolescente de 14 anos morreu depois de inalar um remédio errado durante uma crise de asma. O corpo da menina foi enterrado na terça (15) em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde ela morava.

Andriza Oliveira da Silva precisava inalar um broncodilatador, mas acabou usando, na nebulização, um colírio para glaucoma, que faz o efeito contrário. “Ele provoca obstrução dos brônquios, diminui a eficiência do trabalho cardíaco e pode dar complicações cardiovasculares”, explica a farmacologista Leila Moreira.

O medicamento foi comprado por uma irmã de Andriza, de 10 anos, enquanto a mãe estava no trabalho. “A receita foi levada com um bilhete com o nome do medicamento, o qual não tinha nada a ver com o que retornou à residência da menina”, diz o primo Rodrigo Barbosa da Silva.

A família registrou um boletim de ocorrência. A polícia já pediu ao Instituto Geral de Perícias laudos complementares sobre o que provocou a morte da adolescente. A certidão de óbito diz que ela foi vítima de um edema pulmonar agudo, o que significa excesso de líquido nos pulmões, provocado por insuficiência cardíaca. Entretanto, o documento não esclarece se o uso da medicação errada pode ter influenciado para que isso acontecesse, apenas que esses exames só devem ficar prontos em três meses

“Por enquanto, é isso que nós vamos averiguar: como esse medicamento foi entregue a uma criança de 10 anos. O proprietário confirmou que há farmacêutica no local, mas que no momento da venda não se encontrava no balcão de atendimento”, afirma a delegada Sabrina Teixeira.

A delegada responsável pelo caso vai ouvir a vendedora, a farmacêutica e já ouviu informalmente o dono da farmácia. O proprietário não foi localizado pela RBS TV para falar sobre o caso. Já a rede da qual a farmácia é associada disse que está ciente do ocorrido, mas ainda não divulgou uma posição.

Fonte: g1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: