Greve pode fechar hotéis, bares e restaurantes na véspera de Natal em Teresina

A greve deve paralisar os serviços de todos os estabelecimentos que envolvam funcionários do setor hoteleiro


Garçons deflagram greve

Garçons deflagram greve Foto: Divulgação

O Sindicato da Hotelaria e Gastronomia do Piauí decidiu deflagrar uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima sexta-feira (23). A greve está sendo anunciada pela redes sociais e em áudios espalhados por grupos de whats app.

A greve deve paralisar os serviços de todos os estabelecimentos que envolvam funcionários do setor hoteleiro como garçons, recepcionistas e outros. O sindicato promete que restaurantes, churrascarias, hotéis, parques e até motéis irão fechar na antevéspera de Natal na capital.

A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial que foi pedido e não foi aprovado pelos patrões. Hoje, o salário base é de R$ 910 e pela proposta da categoria, com um aumento de 10% ele deveria subir para R$ 1001. Segundo o sindicato, seis mil trabalhadores sindicalizados devem aderir a paralisação aprovada em assembleia na manhã desta segunda-feira (19).

Os profissionais afirmam que os 10%, que são de pagamento opcional pelos clientes, não são repassados integralmente aos trabalhadores. "Nós queremos que nossa categoria seja ouvida. Estamos esquecidos e eles querem humilhar o trabalhador. O cliente dá os 10% que já são opcionais e na hora de receber o patrão não repassa o total. Por isso decidimos nos unir para lutar pela categoria e esperamos a adesão de todos", declarou o presidente Uldeci Coelho. .

Segundo o sindicato, atualmente há mais de 1500 estabelecimentos em Teresina e todos devem ser afetados com a paralisação.

Fonte: Sindicato da Hotelaria e Gastronomia

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: