Fundo agrícola da ONU avalia projeto de desenvolvimento no Piauí

O relatório foi apresentado pelo coordenador do programa Viva o Semiárido.


Projeto Viva o Semiárido fortalece negócios de pequenos agricultores no Piauí.

Projeto Viva o Semiárido fortalece negócios de pequenos agricultores no Piauí. Foto: Foto: FIDA/Manoela Ca

O oficial de projetos do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) no Brasil, Hardi Vieria, reuniu-se na segunda-feira (11) em Teresina (PI) com representantes do governo do estado do Piauí para apresentação de relatório de atividades do projeto Viva o Semiárido, iniciativa conjunta que estimula o desenvolvimento de regiões rurais em 58 municípios.

Além de Hardi, participaram da reunião a secretária de Desenvolvimento Rural do estado, Patrícia Vasconcelos; o diretor de inclusão produtiva e coordenador do Programa Viva o Semiárido, Francisco Ribeiro; e o deputado estadual Francisco Limma. Na ocasião, também foi feita a entrega de sete veículos que serão utilizados para apoiar as ações no estado.

O relatório foi apresentado pelo coordenador do programa Viva o Semiárido. Segundo ele, a realização de uma missão de apoio têm objetivo inicial de avaliar os trabalhos desenvolvidos pelo projeto e encaminhar procedimentos de acordo com o empréstimo que será encerrado em julho de 2020, fase final de implementação dos Projetos de Investimentos Produtivos (PIPs). Nesta etapa, a missão também irá manter diálogo com secretarias estaduais para viabilizar o aditivo que vai dar continuidade às ações do Viva o Semiárido no Piauí.

“Pela manhã, fizemos um balanço geral dos avanços — principalmente desde a última missão do FIDA, em setembro. Foi uma avaliação dos resultados destes seis anos de acordo de empréstimo e três anos de operacionalização, quando mostramos ações iniciais de 206 projetos aprovados para associações e comunidades com aproximadamente 46 milhões de reais investidos, onde predomina a ovinocaprinocultura no Vale do Itaim (Coovita)”, declarou o diretor.

De acordo com Ribeiro, outras ações de sucesso podem ser destacadas, como a apicultura, que está presente em quase todos os territórios e tem destaque estratégico na região de Picos (Comapi) e Simplício Mendes (Casa Apis).

“Também foi possível distribuir 25 mil novas colmeias, das quais, 20 mil já estão no campo, 5 mil têm recursos garantidos já nas contas das associações”, afirmou. De acordo com ele, 25 mil matrizes de reprodutores de ovelhas e caprinos reforçaram os rebanhos dos produtores com melhor qualidade genética. Também foram distribuídas mais de 180 mil mudas de cajueiro.

O oficial de projetos do FIDA no Brasil afirmou que a equipe ficou satisfeita com os avanços, e que o projeto entrou no sexto ano em ritmo forte de produção. “Estamos em campo com mais de 200 PIPs, mas nos resta um desafio muito grande, pois temos que transformar os projetos sustentáveis para estas comunidades, a fim de que o projeto possa gerar renda para as famílias e para as associações onde está sendo feito o investimento”, pontuou.

Hardi destacou a importância da garantia da qualidade técnica de execução no campo e acrescentou que, após as reuniões com os devidos órgãos durante esta semana, será verificada a possibilidade do aditivo, e que o governo do estado também demonstrou satisfação na parceria com o FIDA. “Estamos construindo este projeto, que vai gerar um aditivo por volta de 100 milhões de reais, para continuar o trabalho muito bem sucedido nos 89 municípios do Piauí”, concluiu.

Fonte: ONUBR

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
ONU
Próxima notícia

Dê sua opinião: