Fundespi e Seduc definem embarque para Jogos da Juventude

Delegação piauiense com 83 componentes viaja no dia 8


Jogos da Juventude

Jogos da Juventude Foto: Ascom Fundespi

Uma reunião técnica, na manhã desta quinta-feira (3), no auditório da Secretaria de Administração e Previdência (Seadprev), supervisionada pelo diretor de Desporto Escolar da Fundação dos Esportes do Piauí (Fundespi), Jorge Geovane Rodrigues Dias e coordenado pela professora Socorro Furtado, da Seduc, definiu o embarque da delegação piauiense para os Jogos Escolares da Juventude (JEJs), categoria individual, com alunos/atletas de 15 a 17 anos. A saída está marcada para a próxima terça-feira (8), a partir das 18h, da avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa.

Alguns pontos foram destacados, como os cuidados entre os técnicos e atletas, em termos de cumprimentos de horários e deslocamentos, como também a obrigatoriedade de participação dos desfiles de abertura, marcado para o dia 10. Foi também colocado que o Piauí ficará hospedado no hotel Caiçara, na praia de Tambú.  

A competição oficial será iniciada do dia 11 ao dia 13. Ao todo, a delegação piauiense contará com 83 pessoas, entre alunos/atletas, técnicos, oficiais e jornalista. As modalidades em curso, para os JEJs, das categorias masculino e feminino, juntamente com o número de componentes, são as seguintes: atletismo – 23; natação – 18; judô – 16; luta olímpica – 7; vôlei de praia – 5; tênis de mesa – 5; xadrez – 3; dirigentes – 6.

Em João Pessoa, os jovens talentos do esporte nacional terão a ilustre companhia da judoca campeã olímpica Rafaela Silva. A carioca faz parte dos 12 atletas olímpicos ou pan-americanos selecionados pelo COB para atuarem como embaixadores dos jogos em João Pessoa. A função dos embaixadores é levar o exemplo positivo da prática esportiva para os jovens participantes, por meio do contato direto, palestras e atividades educativas. São eles: Fabiana Murer (atletismo), Janeth Arcain (basquete), Gideoni Monteiro (ciclismo), Lenisio Teixeira (futsal), Natalia Gaudio (ginástica rítmica), Dara (handebol), Gilda Oliveira (lutas), Graciele Hermann (natação), Mariany Nonaka (tênis de mesa), Giba (vôlei) e Ricardo (vôlei de praia).

Além das competições, na fase nacional, organizada pelo COB, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Esse ano, o tema geral do evento será “Esporte e Cinema”.

A delegação piauiense recebe o apoio do Governo do Estado, Fundespi e Secretaria da Educação (Seduc). Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com apoio do Governo da Paraíba e patrocínio máster da Coca-Cola.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: