Saúde

Fundação Municipal de Saúde recomenda vacina contra a febre amarela para viajantes

As salas de vacina do município estão abastecidas e imunizando contra a febre

Quarta - 18/01/2017 às 18:01



Foto: Divulgação Vacinação Febre Amarela
Vacinação Febre Amarela

Os casos de febre amarela noticiados recentemente em Minas Gerais acenderam o alerta no país, e no Piauí não foi diferente. Nosso estado entrou no mapa de vacinação da doença, e embora Teresina não esteja inclusa entre as cidades consideradas de risco, a rede de saúde está atenta e recomenda medidas de prevenção às pessoas que pretendem viajar para estas áreas.

A melhor forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. "As salas de vacina do município estão abastecidas e imunizando contra a febre amarela", afirma a diretora de Vigilância em Saúde da FMS Amariles Borba. A vacina é gratuita e está inclusa no calendário das crianças, administrada em duas doses: uma aos nove meses de idade e um reforço aos 4 anos de idade. Ela tem validade de 10 anos e é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, que possui dois ciclos epidemiológicos distintos de transmissão: silvestre e urbano. Reveste-se da maior importância epidemiológica por sua gravidade clínica e elevado potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas por Aedes aegypti. Ela é causada pelo arbovírus do gênero Flavivirus.

A febre amarela é transmitida na zona urbana pela picada do mosquito Aedes aegypti. A doença não é transmitida de pessoa para pessoa. Seus sintomas são febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

O tratamento da febre amarela é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: