Olhe Direito!

Olhe Direito!

Fundação Municipal de Saúde promove mutirão de combate à dengue na Zon

Quinta - 16/04/2015 às 15:04



Foto: Arquivo Dengue
Dengue
Os bairros Santa Clara e Parque Maria Eduarda, na zona Sul de Teresina, recebem neste sábado (18) um mutirão de limpeza para evitar os focos do mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya, promovido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). A concentração dos profissionais de saúde será no clube Espaço Aberto, que fica na avenida Alencar Matos, a partir das 8h30 da manhã.

O objetivo do mutirão de limpeza, realizados em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDU) Sul, é orientar a população para mudanças de hábitos sobre limpeza de seus domicílios e arredores. “Uma equipe de profissionais estará com um estande educativo, onde darão orientações de prevenção das duas doenças”, explica a diretora de Vigilância em Saúde Amariles Borba.

Para dinamizar o mutirão, os agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) fizeram um trabalho prévio entregando sacos de lixo, luvas e material informativo a todos os moradores da comunidade. “Eles são convidados a recolher não apenas o lixo doméstico, como também o material inservível de grande porte, como sofás e geladeiras”, explica Amariles Borba. “No dia D, que é no sábado, as equipes de limpeza e o carro da SDU passará recolhendo este material”, complementa.

A dengue é uma doença cuja prevenção depende principalmente da colaboração da comunidade. Como o único vetor de transmissão das doenças é o mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada, a forma mais eficiente de prevenção é evitar seu acúmulo. “Até uma tampa de garrafa pode se tornar um criadouro do mosquito, por isso pedimos que todos mantenham suas casas livres do lixo em quintais e jardins”, alerta Amariles. “Estar atento a calhas, ralos, vasos de plantas, todas estas pequenas atitudes do dia a dia podem ser essenciais para combater a proliferação do mosquito”, complementa.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: