Fundação Municipal de Saúde prepara ações para o Corso

Prevenção Teresina DST/AIDS Corso FMS


Corso do Zé Pereira em Teresina, no Piauí

Corso do Zé Pereira em Teresina, no Piauí Foto: Divulgação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está preparando uma ação para o Corso de Teresina, que ocorre no dia 30 de janeiro. Durante todo o evento profissionais da Coordenação de DST/AIDS estarão distribuindo insumos de prevenção aos foliões.

A atividade segue o que tem sido trabalhado nas festividades dos anos anteriores. “O estande estará localizado na área de serviços do Corso, que fica embaixo da Ponte Estaiada, ao lado da banca de revista”, informa Andrea Fernanda Lopes, coordenadora de DST/AIDS da FMS. Serão distribuídos preservativos masculinos e femininos, além de gel lubrificante.

O objetivo é intensificar o trabalho de prevenção especialmente entre os jovens, principal público do Corso. Dados do Ministério da Saúde têm apontado o crescimento da AIDS em jovens de 15 a 24 anos, por isso foi determinado que uma das principais ações deste departamento deve ser o desenvolvimento de atividades educativas e preventivas voltadas para esta faixa etária nas escolas, espaços de encontros, grandes festas populares e na mídia.

Andrea Fernanda Lopes lembra que todos os hospitais e Unidades Básicas de Saúde de Teresina oferecem preservativos masculinos durante todo o ano para a população pegar a quantidade que quiser, sem a necessidade de entrevistas ou trâmites burocráticos. “Além disso, se a organização de um evento ou festa carnavalesca quiser camisinhas para distribuir entre seus participantes, basta entrar em contato com a FMS, que está abastecida, e solicitar o fornecimento”, informa a coordenadora.

De acordo com a Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas na População Brasileira (PCAP), divulgada pelo Ministério da Saúde, a maioria dos brasileiros (94%) sabe que a camisinha é a melhor forma de prevenção às DST e AIDS. Mesmo assim, 45% da população sexualmente ativa do país não usou preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: