Cultura

Fundação Monsenhor Chaves inicia preparativos para Carnaval 2019

A primeira atividade deste ano será a escolha das majestades do Carnaval
Fonte: PMT | Editor: Redação 11/01/2019 15:14
Foto FotoFoto: Reprodução

O carnaval de Teresina vem apresentando um crescimento na quantidade de blocos, foliões e atrações pela cidade. Já nos preparativos para a folia de 2019, a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves se reúne com representantes da Comissão Organizadora do Carnaval (COC) para definição de datas e detalhes.

A primeira festa definida é escolha e coroação das majestades de Teresina, que este ano será realizada no dia 01 de fevereiro às 19h, no Iate Clube. De acordo com a representante da COC, Vilma Morais, a ideia é voltar a reunir as torcidas em um grande dia de festa. "Após separarmos as categorias em dias consecutivos, sentimos a necessidade de voltarmos a brilhar em um dia de festa, onde as categorias tradicionais, pessoa idosa, trans e acessibilidade serão coroados juntos, formando uma única torcida", afirmou.

Após as escolhas de reis e rainhas, acontece o tradicional festival de marchinhas, que este ano chega à sua oitava edição. O evento será realizado no dia 15 de fevereiro, no Palácio da Música, podendo participar qualquer pessoa a partir dos 18 anos.

Segundo o presidente da FMCMC, Luís Carlos Alves, a expectativa para as festividades de carnaval é grande. "De acordo com os representantes da COC, a ideia é aumentar a participação dos foliões em todas as festividades. Estamos focados para que nessa segunda quinzena de janeiro todos os editais estejam prontos", disse.

Corso e Carnaval

Tradição na cultura piauiense, o Corso de Zé Pereira reuniu mais de 400 mil pessoas na Avenida Raul Lopes, zona Leste, no último ano e se consagrou mais uma vez como a maior manifestação popular de Teresina. "O evento une alegria, criatividade e segurança, e nossa expectativa para 2019 é que continue atraindo todos os estilos e idades", afirmou Luis Carlos Alves.

Com data prevista para o dia 23 de fevereiro, o Corso 2019 começa a ganhar forma mantendo os moldes do ano passado. Logo após o Corso, todas as energias serão voltadas para os quatro dias de folia, que, assim como anos anteriores, irão contemplar todas as zonas da cidade. Blocos e bailes poderão se inscrever a partir de edital lançado pela Fundação Municipal de Cultura.

Comentários