Geral

Fumdham demite 60 funcionários de parque nacional

Parque Nacional da Serra da Capivara será fiscalizado por quatro seguranças

Sexta, 27/07/2018 às 10:07



Foto: Reprodução Parque Nacional Serra da Capivara
Parque Nacional Serra da Capivara

Sem dinheiro para pagar os salários de 60 funcionários do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, do Sul do Piauí, a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM) demitiu todos eles, lamenta a arquóloga Niède Guidon .”Infelizmente os recursos que temos só deram para manter até esse mês. Com isso demitimos cerca de 60 funcionários hoje e vamos manter apenas as quatro guaritas turísticas funcionando durante o dia".

Uma ação civil pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Piauí obriga a União, o Ibama e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a fazer uma dotação específica para manutenção, funcionamento e preservação do parque. A Justiça rejeitou a liberação do recurso e o caso está sub judice. Em 2017, parte da verba foi liberada em caráter emergencial, mas ainda existem R$ 500 mil bloqueados, dinheiro suficiente para manter o parque funcionando até dezembro, mas o juiz responsável pelo julgamento da ação entrou de férias.   

"Quem sofre são todas essas pessoas que ficaram sem emprego e o parque que fica sem preservação. Infelizmente dependemos dessas decisões e tem o fato do juiz ter ido embora sem liberar um recurso que já existe. É difícil quando as pessoas não têm a responsabilidade", reclama Niède, que já decidiu: vai voltar para a França.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: