Frio atípico em Teresina aumenta casos de doenças respiratórias

Sintomas como obstrução nasal e dor de garganta se tornam mais comuns com a variação térmica, que afeta a imunidade


Doença respiratória

Doença respiratória Foto: USP Imagens

Nos últimos dez dias, Teresina tem registrado, principalmente nas madrugadas, temperaturas bem abaixo do normal. No último sábado (15) e na segunda-feira (17), foram registradas temperaturas mínimas de 17 graus. Durante as manhãs, as temperaturas estão ficando na média dos 20 graus.

E esse frio incomum afeta a saúde principalmente de quem já enfrenta problemas respiratórios. De acordo com o médico otorrinolaringologista, Dr. Flávio Santos, o frio atípico ocasiona o aparecimento de infecções virais.

“Na realidade, esse fenômeno climático desse ano está atípico. A gente tem verificado temperaturas bem baixas, principalmente no início da manhã, e isso propicia muito ao aparecimento de infecções virais, viroses. E os sintomas mais comuns são obstrução nasal, dor de garganta, febre, dor de cabeça, dor no corpo, moleza”, disse o médico.

Flávio Santos conta que, com a variação térmica registrada nos últimos dias, identificou aumento na procura por atendimento: “Isso tem aumentado a procura nos consultórios, principalmente essas viroses, que o fator climático interfere de forma indireta na nossa imunidade”.

A população deve tomar cuidado com o uso de medicamentos. Ao surgirem os sintomas, o ideal é a busca por atendimento médico. O médico explica que não se deve tomar medicamentos na base de aspirina: “Não usar medicamento que contem aspirina, ácido acetilsalicílico, dar preferência, em caso de febre e moleza, usar Novalgina, que é a dipirona, e procurar atendimento médico especializado”.

ATENÇÃO AOS SINTOMAS

Com a grande incidência de casos de chikungunya atualmente em Teresina, o otorrinolaringologista alerta para a atenção aos sintomas. Às vezes, os sintomas são parecidos com uma gripe comum ou outra virose, mas já é indício da doença. “O que a população precisa ficar atenta é que, com os surtos de chikungunya, às vezes na fase inicial, simula uma gripe inicial. Então, ficar bastante atento”, alerta Flávio Santos.

CUIDADOS A SEREM SEGUIDOS

Esta variação de temperatura requer alguns cuidados, principalmente porque afeta de forma indireta a imunidade do corpo. O médico alerta que, quem tem predisposição para problemas como quadro alérgico, podem adoecer mais fácil, mas que qualquer pessoa pode ter a imunidade afetada com a variação de temperatura.

“Na realidade, as variações de temperatura, as vezes estar em um local quente e passar para o frio, tudo isso mexe com nossa imunidade. Se você tem predisposição, quadro alérgico, outro problema, você pode adoecer mais facilmente, com essas variações térmicas”, explica.

Dentre os principais cuidados estão beber mais líquido, andar agasalhado e evitar exposição ao frio: “Aumentar bem a ingesta de líquido, se proteger com agasalho, principalmente quem tem que se dirigir a um ponto de ônibus, ou quem vai se expor mais. O corpo, às vezes, não dá tempo de manter o aquecimento normal. Quando você é submetido a essa variação, começa a espirrar, é o organismo apresentado sinais”.

Fonte: Roberto Araujo

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: