Brasil

Frente pelo piso nacional será lançada em abril no Congresso

piso jornalista campanha abril

Sábado - 25/02/2012 às 20:02



 Está prevista para abril a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Piso Nacional dos Jornalistas. Até a última quinta-feira (23/2), entre deputados e senadores, 227 já haviam assinado lista pela criação da frente, de acordo com o deputado federal do PSC de Sergipe, Andre Moura (foto). O mínimo exigido de adesões é 171.

“Nos dois primeiros dias de coleta, conseguimos arrecadar mais de cem assinaturas”, conta Moura, autor do Projeto de Lei 2960/11, que propõe a instituição do Piso Nacional dos Jornalistas no valor de R$ 3.270, corrigido anualmente pelos índices de inflação.

“Nossa ideia agora é envolver os deputados nesta discussão e também trazer os jornalistas para o debate”, destaca o parlamentar sergipano. A Frente em Defesa do Piso Nacional da categoria será lançada em data próxima ao Dia do Jornalista (7 de abril) e terá na secretaria-geral um integrante da executiva da FENAJ.

O deputado Andre Moura garantiu protocolar nesta semana o pedido para desapensar seu Projeto de Lei sobre o piso. A matéria foi anexada a um outro projeto, sobre conselhos de jornalismo. “Juntaram com uma coisa que não tem nada a ver com a nossa”, expõe o parlamentar.

Para a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e 2ª vice-presidente da FENAJ, Suzana Blass, a criação da frente vai impulsionar a luta rumo à conquista do piso. “Ao contrário das comissões do Congresso, onde apenas deputados discutem o assunto, uma frente parlamentar envolve os principais interessados no tema, neste caso, os jornalistas”, destaca.

No início deste mês, integrantes da diretoria da FENAJ conversaram com o deputado Andre Moura em Brasília. Na ocasião, o parlamentar projetou inclusive a presença da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) no debate sobre o piso salarial da categoria.

Fonte: Fenaj

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: