França estuda punir alunos violentos cortando ajuda financeira dos pais

Diante do aumento de casos de violência nas escolas francesas, o governo estuda a possibilidade de punições.


França

França Foto: Euro Dicas

Diante do aumento de casos de violência nas escolas francesas, o governo estuda a possibilidade de punir as famílias dos menores infratores. Uma das hipóteses cogitada é cortar as ajudas financeiras dadas às famílias carentes daqueles que cometerem delitos nas salas de aula. A medida suscitou críticas.

O projeto prevê que as escolas que registrarem casos de violência e vandalismo notifiquem as autoridades. Em seguida, o serviço encarregado do sistema de alocações concedidas a famílias carentes seria acionado e poderia cortar as ajudas financeiras dadas pelo governo aos pais dos menores infratores. Outra possibilidade é descontar o valor dos estragos materiais provocados pelos alunos nas escolas. O projeto prevê uma série de advertências, esperando que os pais reajam antes da sanção financeira.

A medida faz parte de uma série de ações imaginadas pelo governo. Além do possível corte das ajudas as autoridades preveem criar estruturas especiais para alunos que apresentem problemas graves de comportamento. Aumentar a segurança nos estabelecimentos escolares também faz parte das medidas.

Pena dupla para os pais?

A iniciativa foi alvo de várias críticas, inclusive entre os membros do partido do presidente Emmanuel Macron.

“Como podem imaginar que uma família que já não dá conta de um adolescente violento vai agir melhor se for privada das alocações?”, questionou o deputado Aurélien Taché nas redes sociais. “Trata-se de uma pena dupla”, martelou.

“Essa medida, que teoricamente pretende responsabilizar as famílias, nunca foi eficaz”, completou o deputado Hugues Renson.

Diante das críticas, o ministro da Educação, Jean-Michel Blanquer, disse que por enquanto nada foi decidido e que um grupo de peritos está elaborando propostas. Mas insistiu que todas as hipóteses estão sendo estudadas, inclusive a punição da família. Para ele, é importante que os pais sejam responsabilizados pelos erros dos filhos.

Pais exigem da escola, mas escola também pode exigir dos pais

“Quando uma criança tem um comportamento violento, repetitivo, é preciso analisar as raízes do problema fora da escola. E se a família tem problemas, é preciso ajudá-la”, explicou o ministro. “Às vezes os pais exigem muito das escolas, mas as escolas devem poder exigir um pouco mais dos pais”, ponderou.

A violência nas escolas francesas é um assunto recorrente, mas a situação parece ter piorado nos últimos meses. Em outubro passado, uma professora foi ameaçada por um aluno com um revolver em uma sala de aula na periferia de Paris enquanto os colegas filmavam a cena. As autoridades constataram que a arma era falsa, mas o episódio chocou o país. O adolescente foi indiciado.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: