Polícia

Fotógrafo André Pessoa conta detalhes do confronto em parque

Sábado - 19/08/2017 às 22:08



Foto: Reprodução Fotógrafo André Pessoa
Fotógrafo André Pessoa

O fotógrafo André Pessoa estava na sexta-feira (18) à tarde no Parque Nacional da Serra da Capivara, na região de São Raimundo Nonato, no momento do confronto entre três guardas e quatro caçadores, que terminou com um morto – Edilson Aparecido da Costa e Silva - e vários feridos por disparos de arma de fogo.

André Pessoa reclama que os guardas anda desarmados e sem colete balístico. “É como colocar uma criança dentro de uma jaula de uma onça”, comparou.

O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) rebateu a denúncia,  afirmando que a atividade não é de guarda-parque, mas de vigia, por isso eles não andam armados e nem usam coletes à prova de bala.

Segundo o fotógrafo, os três vigias do parque estavam seguindo a pé para verificar uma guarita construída recentemente, já no município de João Costa. No caminho, eles encontraram marcas de pneus. Seguiram o rastro e encontraram um dos caçadores. Houve confronto e o caçador foi desarmado e algemado. Porém, outros dois caçadores apareceram e já chegaram atirando. Edilson Aparecido usou a espingarda do primeiro caçador preso e atirou de volta, mas acabou baleado nas costas.

Depois do tiroteio, os caçadores fugiram. Mesmo feridos, os dois amigos c arrgaram Edilson nos braços. Depois, usaram uma rede para levá-lo até a administração do parque, que transportou os três para o hospital de São João do Piauí.

Edilson Aparecido, que tinha de 20 anos de serviço no parque, sofreu duas paradas cardíacas e acabou não resistindo. O corpo seguiu de ambulância para o Instituto de Medicina Legal (IML) em Picos. Os outros atingidos foram transferidos para São Raimundo Nonato e deve ser trazidos para Teresina.

Em nota, o ICMBio lamentou “profundamente” o falecimento de Edilson Aparecido da Costa Silva, vigia contratado pela empresa encarregada da segurança do Parque Nacional da Serra da Capivara.

“O ICMBio informa que acionou a Polícia Federal que já está apurando o incidente juntamente com a Polícia Civil do Estado do Piauí. Tanto o ICMBio quanto a empresa Thor estão tomando providências no sentido de prestar apoio aos funcionários e suas famílias, e estão colaborando com as autoridades policiais no esclarecimento dos fatos”, finaliza a nota.

A arqueóloga Niède Guidon também lamentou a morte do amigo Edilson Aparecido e pediu providências das autoridades no sentido de dar mais segurança aos funcionários, pesquisadores e frequentadores do Parque Nacional Serra da Capivara

"NOTA DE FALECIMENTO

O Parque Nacional Serra da Capivara e a Fundação Museu do Homem Americano convidam a comunidade da zona de entorno da unidade de conservação para o velório do Guarda-parque Edilson Aparecido da Costa Silva (Nego), falecido ontem em virtude de confronto com caçadores.

O velório será realizado hoje das 10h ás 14h, na sede do Museu do Homem Americano. 

O ICMBio através do Parque Nacional Serra da Capivara e da Fundação Museu do Homem Americano destaca que Edilson morreu trabalhando em defesa do parque nacional e que todas as homenagens ocorrerão na sede do Museu." 

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: