Geral

Formandos visitam Corecon-PI e ressaltam a importância da profissão

Na pauta do encontro, o tema evidente foi a importância da atuação do economista na sociedade

Terça - 21/03/2017 às 16:03



Foto: Hercules Amorim Alunos da turma de formandos em Ciências Econômicas
Alunos da turma de formandos em Ciências Econômicas

Alunos da turma de formandos em Ciências Econômicas da Universidade Federal  do Piauí foram recepcionados e homenageados na tarde de segunda-feira (20/03) pela presidente do Corecon-PI, economista Teresinha de Ferreira e pelo conselheiro José Manoel Moedas. Entre os visitantes, os formandos Fabrício Sepúlveda Gomes, Patrícia Leal Veloso, Clemilton Gomes de Sousa, Eduardo Nonato Machado Nobre e Aryadne Ribeiro Lopes Dantas.

Na pauta do encontro, o tema evidente foi a importância da atuação do economista na sociedade e a interdisciplinaridade da  ciência econômica, o que leva o economista a ter uma visão sistêmica da realidade, necessário para entender o atual quadro econômico, social e político do país.

O formando Eduardo Nonato Machado Nobre destacou em breve discurso o papel do Corecon-PI de “assegurar o exercício legal e ético da profissão juntos às prestações de serviço do economista, o que é vital para a classe”. Entre os serviços, disse, o economista pode desempenhar muitas atividades, como assessoria, consultorias, auditorias, análises econômicas econômico-financeiras planejamento estratégico, perícias, estudos de mercado e outros.

A presidente Teresinha de Jesus lembrou aos formandos que sempre é preciso renovar a instituição, com novos economista e novas idéias,  e que o momento dos futuros profissionais da classe é ímpar, dada a realidade do nosso país. Também fez menção a este  momento de transição que eles estão passando, da saída da faculdade, da interação ampla com os docentes, para ingressar no mercado de trabalho, levando a sentimento de insegurança  e medos, mas que é natural neste novo desafio".

Teresinha,  que é da 2ª Turma de Ciências Econômicas da UFPI, salientou: “A ciência econômica tem como eixo central a  escassez, e as necessidades ilimitadas das pessoas,  portanto  nossa responsabilidades em pensar as ações que levem ao bem estar e progresso social e econômica é grande. Lamentou tambêm o número de economista no nosso país, que  chega em média 50 mil economistas, que dificulta  ações legais de modernização do mercado de trabalho. E também do papel do Conselho de fiscalizar o exercício da profissão de economista.

O conselheiro Moedas parabenizou a todos e os alertou sobre a responsabilidade que cada um terá. “Depois da formatura as decisões são pessoais. Mas temos muita responsabilidade perante a sociedade, pois o economista decide a vida de um país. Se errar, afeta a vida tanto de uma família como da milhões de brasileiros. Estamos orgulhosos e abrimos as porta do Corecon para vocês”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa Corecon-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: