Educação

Formação do Jovem de Futuro reúne profissionais de todo o Piauí

As Devolutivas pedagógicas é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação do Piauí

Quinta - 26/04/2018 às 17:04



Foto: Ascom/Seduc Gestão Jovem de Futuro
Gestão Jovem de Futuro

A semana de formação da ferramenta de Gestão Jovem de Futuro continua a todo vapor. Cerca de 190 coordenadores pedagógicos participam da programação das Devolutivas Pedagógicas, que acontece no hotel Blue Tree, desde terça-feira, 24 de abril. Simultaneamente acontece na 20º GRE o 1º Protocolo de Análise da Prática, participam desse momento 14 Agentes do Circuito de Gestão Novatos.

As Devolutivas pedagógicas é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação do Piauí, em parceria com o Instituto Unibanco e com assessoria técnica da Comunidade Educativa CEDAC.

Para Lisandra Saltini, técnica do Instituto Unibanco, o evento fortalece o papel do coordenador pedagógico como responsável pela gestão pedagógica da escola. "Durante esses três dias foi criado contextos favoráveis para que os coordenadores refletissem sobre as representações que tem acerca dos conceitos de educação de qualidade, ensino, aprendizagem, jovens e juventudes, coordenação pedagógica e avaliação", declara a técnica.

Lisandra afirmou ainda que os educadores estão tendo a oportunidade de compreender os principais elementos das avaliações externas, com foco na estrutura e elaboração das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

Na programação das Devolutivas pedagógicas, os instrutores do Instituto Unibanco focalizaram as funções primordiais da coordenação pedagógica, dentre elas;  promover a formação continuada da equipe de professores, fazer o acompanhamento de resultados de avaliações internas e externas, promover o planejamento e a eventual revisão de estratégias adotadas. 

Eduardo Castelo Branco, coordenador Geral do Jovem de Futuro no Piauí, falou que esse momento é muito importante "Os educadores do JF estão tendo a oportunidade de relacionar as práticas de avaliações vigentes nas escolas, para aprofundar a reflexão sobre seus significados e modo de aplicação, a fim de aproxima-las dos referenciais voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades pelos alunos", declara o coordenador.

Para a coordenadora Pedagógica, Maria Meres Rodrigues, do município de Campinas do Piauí, a oficina vem somar no processo construtivo das ações que estão sendo realizada nas escolas. "O Jovem de Futuro faz uma diferença extraordinária e radical nas nossas escolas. As formações trazem conteúdos importantes sobre gestão escolar. Com o JF, aprendemos a planejar e monitorar as atividades das unidades de ensino para gerar resultados. Também aprendemos a acompanhar e avaliar esses resultados. Esse apoio à gestão está sendo fundamental e nós temos o amparo quando temos dúvidas ou dificuldades", finaliza a coordenadora.

As ações do JF não param por ai, paralelamente as Devolutivas Pedagógicas acontece o 1ª Protocolo de Análise da Prática no Auditório da 20ª Gerência Regional de Ensino, localizada na Av. Nossa Senhora de Fátima. O objetivo deste protocolo é o de aprimorar a capacidade de comunicação: exposição, escuta e argumentação, com a participação dos 14 Agentes do Circuito de Gestão Novatos da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª e 15ª GRE´s.

Fonte: Seduc

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: