Cidade

Foguetes podem causar perda de membros e até cegueira

Corpo de Bombeiros dá dicas de segurança nas festas juninas

Quarta - 07/06/2017 às 10:06



Foto: Divulgação Fogos devem ser manuseados com cautela
Fogos devem ser manuseados com cautela

Em tempos de festas juninas uma tradição pode ser divertida e ao mesmo tempo perigosa, soltar fogos de artifício. Segundo o major Veloso, do Corpo de Bombeiros de Teresina, um foguete solto de maneira errada pode causar danos irreversíveis como a perda de membros (dedos), a cegueira e a perda auditiva.

Ele explica que existem dois tipos de foguetes: aqueles com base fixa, de doze tiros, que não podem ser segurados com a mão. “As pessoas não devem segurar este tipo de foguete com a mão. Ele possui uma quantidade de pólvora que equivale a um bocal de caneta, mas que causa grandes estragos em uma pessoa”, disse major Veloso.

O outro tipo de foguete é aquele que pode ser solto com a mão. Antes de comprar, a pessoa deve ler as instruções na caixa para saber se o foguete em questão pode ser solto desta forma. De acordo com o major, é preciso cuidado redobrado, a pólvora é um material muito inflamável e uma pequena quantidade causa grande explosão.

“Quem vai soltar o foguete deve se resguardar dessas condições. Após lançado, o foguete pode explodir no ar ou cair. Pode causar um incêndio em uma vegetação em ambientes cobertos por palha seca, por exemplo. Por isso, devem ser soltos em locais afastados das pessoas, onde não haja material combustível, fios elétricos, casas de palha e prédios”, disse o major Veloso.

Outra recomendação é de que os fogos não sejam soltos por crianças ou pessoas que tenham ingerido álcool.

FOGUEIRAS – As fogueiras de São João são muito presentes nesta época do ano. Elas também precisam de cuidados especiais, antes de ser acesas. O major orienta que as fogueiras devem estar locais seguros, longe de crianças e adolescentes. Elas possuem vários materiais que são invisíveis e podem causar graves queimaduras.  

BALÕES – Segundo major Veloso, no Piauí não há a cultura de soltar balões, mas, neste período junino, algumas pessoas costumam soltá-los. O balão tem uma chama dentro, é leve, de papel e queima por dentro. É levado pelo vento e depois cai. Por isso, não podem ser soltos em locais propícios a incêndios.   

Fogueiras devem estar em local seguro

Fonte: Cintia Lucas

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: