Cidade

Fogo persiste na área da Cacimba Velha, mas a maior parte já está sob controle

Quarta - 19/10/2016 às 23:10



Foto: Francisco Leal Três viaturas do Corpo de Bombeiros e uma aeronave foram utilizados para combater o fogo
Três viaturas do Corpo de Bombeiros e uma aeronave foram utilizados para combater o fogo

Já foi controlado, em parte, o fogo que atingiu a área da Fazenda da Paz, na terça-feira e se alastrou nesta quarta-feira (19) para áreas vizinhas e atingiu uma serra no povoado Fazenda Nova, na região da Cacimba Velha.

Uma guarnição do Corpo de Bombeiros, comandada pelo Major Rivelino, chegou ao local em menos de 20 minutos depois de informada do novo foco do incêndio. 

Já era noite quando os homens do bombeiro retomaram a operação. Eles subiram a serra e apagaram grande parte dos focos de fogo. Por volta das 19 horas sairam do local por conta da dificuldade de acesso a outra área da serra pra onde o fogo se espalhou.

O major Rivelino informou que o trabalho de combate a mais esse incêndio será retomado nesta quinta-feira bem cedo. Ele vai pedir ajuda de aeronaves para apagar totalmente o fogo.

O militar, especialista neste tipo de ocorrência, diz que, nos seus 23 anos no Corpo de Bombeiros, esta é a primeira vez que um grande número de incêndios ocorrem numa única época do ano.

Major Rivelino explica que as altas temperaturas, a falta de chuvas, a baixa umidade do ar e muito vento estão contribuindo para espalhar o fogo e aumentar as ocorrências de incêndio, principalmente na zona rural de Teresina.

Ele também explica que ação do homem é a principal responsável por essa situação. "Há uma reação normal da natureza. As altas temperaturas são causadas, em boa parte, pela intervenção do homem na natureza. E ela reage", lembra o major.

O militar aconselha evitar tocar fogo em qualquer lugar porque ele pode sair do controle. Também é prudente não jogar bagana de cigarros, garrafas e vidros no mato porque ele são grandes causadores de incêndios.

Nesta quarta- feira, a umidade relativa do ar estava muito baixa em Teresina. Ela estava em pouco mais de 12%, uma situação muito preocupante para a saúde das pessoas.

Fonte: Luiz Brandão

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: