Saúde

FMS trabalha na melhoria do Sistema de Marcação do SUS

Reuniões foram realizadas para troca de experiências e sugestões

Sexta - 10/02/2017 às 13:02



Foto: Agência Brasil SUS
SUS

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) busca o aprimoramento do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado. Com esse intuito, a Diretoria de Regulação e Auditoria da FMS promoveu durante todo o mês de janeiro e início de fevereiro encontros com gestores e servidores estaduais e municipais para verificar demandas e estabelecer parcerias.

Uma reunião com todos os servidores municipais responsáveis pelo acesso aos agendamentos de exames e consultas aconteceu no auditório da Fundação Municipal de Saúde. “O objetivo do encontro foi trocarmos experiências para buscar alternativas e otimizar o sistema de marcação do SUS em Teresina”, disse Alduína Rego, diretora de Regulação  e Auditoria da FMS. Hoje temos 191 pontos de acesso ao Sistema de Agendamento. Todos esses pontos funcionam de 7h às 18h. Exceto feriados, sábados e domingos.

“Temos uma média de sete mil agendamentos dia. Existem algumas demandas reprimidas de especialidades como ortopedia, mas estamos trabalhando para agilizar esse processo. Queremos que os Clínicos Gerais examinem melhor seus pacientes e só encaminhem para algum especialista os casos que realmente necessitem. Estamos acolhendo ideias de todos os servidores que trabalham com agendamentos para podermos trabalhar em conjunto”, expõe Alduína Rego.

Também no dia de ontem, no turno da manhã, a diretora participou do evento estadual Seminário de Acolhimento aos Novos Gestores do SUS, que teve participação dos novos secretários municipais do Piauí. Alduína Rego apresentou o novo modelo da regulação em Teresina. “Com o intuito de informar os novos gestores do Estado sobre como é feita a regulação dos exames e consultas dos pacientes do interior para Teresina. E falando também quais os canais eles precisam entrar em contato para resolver qualquer tipo de problema que venha a surgir durante as marcações”, explica.

Durante o mês de janeiro a FMS realizou ainda reuniões com a Secretaria Estadual de Saúde, Hospital Universitário e diretores dos Hospitais Municipais, além dos coordenadores de Unidades Básicas de Saúde da capital.  Sempre visando alinhar estratégias para a nova central para a regulação de consultas especializadas e exames complexos através do Sistema Único de Saúde - SUS. Com o objetivo precípuo de realizar o maior número de atendimento em um menor espaço de tempo. 

Com os diretores dos hospitais municipais foi feito um levantamento do que pode ser oferecido: quantas consultas especializadas estão disponíveis na rede e em quais áreas são ofertadas.

Uma nova sistemática para centralizar a marcação de consultas, exames e leitos na rede credenciada do SUS em Teresina foi criada. Desta forma, os pacientes serão submetidos a uma fila única e regulada por esta central, que irá distribuir de forma mais ágil as vagas do SUS em hospitais públicos, filantrópicos e privados na capital.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: