Saúde

FMS: Salas de vacina das maternidades funcionarão durante o feriado

Teresina possui quatro maternidades situadas nos bairros Buenos Aires, Satélite, Promorar e no Dirceu Arcoverde

Quarta - 15/08/2018 às 15:08



Foto: Gran Cursos Online FMS
FMS

No feriado do aniversário de Teresina, as salas de vacina das maternidades Satélite, Buenos Aires e Promorar estarão funcionando normalmente. Esses e outros serviços essenciais de saúde, como urgência e emergência, permanecem com atendimento normal durante os dias 16 e 17 de agosto.

A diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Amariles Borba, lembra os pais e responsáveis que estiverem na capital durante estes dias para levarem seus filhos que estejam dentro do público alvo da Campanha Nacional de Vacinação conta a Poliomielite e Sarampo (entre um e menores de cinco anos de cidade) a fim de serem imunizados.

“Nós chamamos a atenção da população para que procure as salas de vacina e que vacine as crianças, porque elas precisam que algum responsável as leve para a sala”, alerta a diretora. “Estamos vendo a expansão das doenças que podem ser prevenidas por vacina, como por exemplo o sarampo, que é uma doença de transmissão muito rápida – você começa a transmitir a doença cinco dias antes de começar a febre e continua transmitindo cinco dias depois que os sintomas desapareceram. E precisamos lembrar que a paralisia infantil, quando não mata, aleija pelo resto da vida”, diz Amariles Borba.

A sala de vacina da maternidade do bairro Satélite funciona todos os dias (inclusive domingos) das 7h da manhã às 17h. Já a sala da maternidade do Buenos Aires funciona das 8h da manhã ao meio dia e das 13h às 18h durante todos os dias exceto no sábado. A maternidade do Promorar terá sua sala aberta de 7h às 12h e das 14h às 18h.

Serviços essenciais não param no feriado

Além das salas de vacina, as maternidades da rede municipal funcionarão normalmente para internações, além dos exames laboratoriais para mães e bebês que funcionam em regime de plantão no horário das 7 às 19 horas. Teresina possui quatro maternidades situadas nos bairros Buenos Aires, Satélite, Promorar e no Dirceu Arcoverde.

Os atendimentos de urgência e emergência dos hospitais públicos municipais de Teresina funcionarão normalmente, bem como o Hospital de Urgência de Teresina (HUT). O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também funcionará normalmente com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica. A frota do SAMU possui ambulâncias de suporte avançado e básico, além das motolâncias.

A equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimento de cães, gatos e atendimentos clínicos. Já a Vigilância Epidemiológica da FMS estará de plantão, realizando, nos hospitais públicos e privados da capital, uma busca ativa de casos de doenças/agravos de notificação compulsória e de importância em saúde pública.

Os serviços que não são considerados essenciais, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e salas de vacina estarão fechadas amanhã e na sexta-feira, retornando às atividades normais na segunda-feira (20). Também retornam na segunda-feira a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames), bem como o Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais. A área administrativa da Fundação Municipal de Saúde (FMS) funciona atė hoje (15), e volta com expediente normal na segunda-feira.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: