Saúde

FMS promove amanhã (18) mutirão de consultas dermatológicas

Mutirão beneficiará as crianças examinadas pela campanha de hanseníase e verminoses

Quarta - 17/05/2017 às 17:05



Foto: Reprodução Sede da Fundação Municipal de Saúde em Teresina
Sede da Fundação Municipal de Saúde em Teresina

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove amanhã (18) e depois (19), no setor de dermatologia do Hospital Getúlio Vargas, um mutirão preventivo com as crianças examinadas pela campanha de hanseníase e verminoses, que percorreu as escolas no início deste ano.

As consultas dermatológicas acontecem nos turnos manhã e tarde e foram previamente agendadas com crianças que apresentaram manchas na pele durante os exames da campanha. “Pedimos aos pais e responsáveis que não deixem de levar seus filhos, pois o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento de doenças de pele”, pede Amparo Salmito, gerente de epidemiologia da FMS.

A campanha de hanseníase e verminoses nas escolas acontece todos os anos e é voltada para escolares de 5 a 14 anos. O objetivo é diminuir a carga de geo helmintos em 85 mil estudantes, além de também identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho".

A Campanha visitou 392 escolas públicas de Ensino Fundamental de Teresina. “Tanto a Hanseníase quanto as verminoses causam manchas na pele. O que precisamos é identificar o que está causando aquela mancha. Nós pretendemos fazer o que chamamos de tratamento coletivo, com a finalidade de diminuir a carga de vermes e identificar casos de hanseníase para serem tratados o mais cedo possível”, afirmou Amparo Salmito.

A hanseníase é uma doença que tem cura e que, quanto mais cedo diagnosticada e tratada, apresenta menores chances de sequelas. Além disso, uma vez iniciado o tratamento, a pessoa para de transmitir a doença.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: