FMS promove ação de prevenção ao câncer de mama

Atividade será amanhã (21), a partir das 8h, na UBS Dra. Karla Ivana de Melo Campos, do bairro Matadouro, zona Norte


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará amanhã (21), a partir das 8h, atividade alusiva ao movimento Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. O evento acontecerá na Unidade Básica de Saúde UBS Dra. Karla Ivana de Melo Campos, do bairro Matadouro, zona Norte.

“Vamos ter palestra com a temática, exames de toque, teste de síflis e outras DSTs e encaminhamentos para realização de mamografias. É muito importante o diagnóstico precoce do câncer de mama. Queremos reforçar isso amanhã com essa atividade alusiva ao Outubro Rosa”, explica Henrique Castelo Branco, coordenador da UBS Dr(a) Karla Ivana.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão específico singular do Ministério da Saúde, para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,20 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (74,30/100 mil), Sudeste (68,08/100 mil), Centro- -Oeste (55,87/100 mil) e Nordeste (38,74/100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (22,26/100 mil).

Os eixos da campanha Outubro Rosa são: divulgar informações gerais sobre câncer de mama; promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização); informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: