Geral

FMS orienta sobre descarte adequado de medicamentos

remédios descarte orienta FMS

Terça - 09/06/2015 às 19:06



A população costuma jogar os remédios com prazo de validade vencido no lixo. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que os medicamentos precisam de descarte correto.

“Descartar medicamentos no lixo ou no vaso sanitário traz prejuízos para a saúde e para o meio ambiente”, afirmou Francisco Cesário, gerente da Vigilância Sanitária (GEVISA).

Para o consumidor comum, que possui remédios vencidos em casa, a Vigilância Sanitária faz o recolhimento e encaminha para a empresa responsável pelo descarte. Neste caso, basta entrar em contato com a GEVISA pelos telefones 3215-9102 e 3215-9115, ou deixá-los no prédio da gerência, que fica na Rua Firmino Pires N° 3241, bairro São Pedro.

No que tange ao descarte de medicamentos vencidos do setor privado, que inclui drogarias e distribuidoras, a determinação é que os próprios estabelecimentos sejam encarregados do descarte de seus resíduos. Eles devem contratar empresas licenciadas, que trabalham especificamente com o tratamento e destinação final destas substâncias.

“Para todos os medicamentos, o procedimento padrão é a incineração”, esclarece Francisco Cesário, da GEVISA. A função da Vigilância Sanitária neste caso é realizar a fiscalização para garantir a execução correta do procedimento.

O núcleo de farmácia da GEVISA é o responsável por realizar, rotineiramente, fiscalização de licenciamento no comércio varejista de medicamentos. As fiscalizações também acontecem após denúncia.

Fonte: semcom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: