Saúde

FMS disponibiliza postos na zona Sul para vacinação de cães e gatos

Nesta quarta (07), serão colocados sete pontos na zona Sul da cidade, que funcionarão das 8h às 17h.

Quarta - 07/12/2016 às 16:12



Foto: Ascom Vacinação de cães e gatos
Vacinação de cães e gatos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está disponibilizando postos fixos durante esta semana em diversos pontos da capital para dar reforço à campanha de vacinação antirrábica, cuja etapa urbana aconteceu no último sábado (03). Nesta quarta (07), serão colocados sete pontos na zona Sul da cidade, que funcionarão das 8h às 17h.

Amanhã terá pontos de vacinação na Escola  Zoraide Almeida, no Dignidade, na Praça do bairro Palitolândia, na Praça do Monte Castelo, Praça do João Emílio Falcão, no Centro Social do Cristo Rei e no posto de saúde da Macaúba.

A campanha mais uma vez atingiu sua meta, com resultado parcial de 80,36% de cobertura vacinal na zona urbana. Foram 264 postos em toda a cidade, que imunizaram 94.442 cães e gatos. E ainda ocorrerá a etapa rural da campanha, com data ainda a definir.

“Aqueles que por algum motivo não puderem levar os animais no sábado, podem procurar um desses postos fixos que estamos instalando na cidade. Ainda nas próximas semanas, será realizada a etapa da vacinação correspondente à zona rural, cuja logística se difere da etapa urbana. Na etapa rural não são montados postos fixos de vacinação; as equipes da FMS vão de propriedade em propriedade imunizando os animais”, informa a gerente de Zoonoses Oriana Bezerra.

A raiva é uma doença sem tratamento e cuja única forma de prevenção é por meio da vacina, que é segura e gratuita. A vacina contra a raiva animal é segura. Ela é constituída por vírus atenuado, 2% de tecido nervoso e conservantes a base de fenol e timerosol. “Antes de sua aplicação, elas são submetidas a testes de potência, inocuidade (que verifica se a vacina causa algum efeito adverso não esperado) e esterilidade (que detecta se há contaminação por bactéria ou fungo)”, diz a gerente.

A raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção, tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

Fonte: Portal PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: