Saúde

FMS capacita profissionais para campanha contra pólio e sarampo

A Campanha Nacional de Vacinação ocorre de 06 a 31 de agosto deste ano

Sábado - 28/07/2018 às 14:07



Foto: Gran Cursos Online FMS
FMS

Em preparação à Campanha de Vacinação contra a poliomielite e o sarampo, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) promove um treinamento para todos os profissionais das salas de vacinas do município. Começa na próxima segunda-feira (30) e segue até o dia 3 de agosto, nos turnos manhã e tarde, no auditório da instituição.

Cerca de 700 profissionais de saúde serão capacitados, entre equipes Estratégia Saúde da Família, coordenadores de Unidades Básicas de Saúde (UBS), enfermeiros e técnicos de enfermagem das salas de vacinas dos hospitais e UBS. O objetivo é orientar sobre as condutas da campanha de acordo com o informe técnico elaborado pelo Ministério da Saúde. “Vamos esclarecer questões como o porquê da realização campanha, qual o segmento da população beneficiado, os tipos de vacinas a serem aplicadas e quais aplicar em cada caso, como registrar as informações e como orientar os pais das crianças sobre a apresentação da carteira e Cartão SUS”, informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS.

A Campanha Nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo ocorre no período entre 06 a 31 de agosto deste ano. O público-alvo são as crianças de um ano de idade e menores de cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias). O objetivo da campanha é aumentar a cobertura vacinal nesta faixa etária, que já têm as vacinas contra poliomielite e contra o sarampo inclusas em seu calendário de rotina, o que reduz a transmissão destas doenças para toda a população.

No ato da vacinação, é preciso apresentar a caderneta de vacinação da criança e seu cartão SUS. O cartão pode ser feito na unidade de saúde mediante a apresentação da certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência dos responsáveis.

A vacina contra o sarampo que será usada na campanha será a tríplice viral - que também protege contra caxumba e rubéola – em todas as crianças do público alvo que não tenham tomado uma dose há menos de 30 dias. Já contra a poliomielite será administrada a vacina oral poliomielite (VOP) em crianças que já tenham recebido uma ou mais doses, ou a vacina inativada poliomielite (VIP), nas crianças que receberão pela primeira vez.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: