Geral

FMS assina ordem de serviço para construção de dois CAPS

Obras serão executadas no primeiro semestre de 2018
Fonte: Prefeitura de Teresina | Editor: Redação 27/12/2017 14:32
Fundação Municipal de Saúde Fundação Municipal de SaúdeFoto: Divulgação

Foi assinada hoje (27) a ordem de serviço para construção de dois Centros de Atenção Psicossociais em Teresina. Serão construídos ainda no primeiro semestre de 2018 a nova sede do CAPS II Leste, na Piçarreira, e a região Sudeste vai ganhar um novo CAPS do tipo III, no Renascença. O valor das obras é de 1 milhão e 800 mil reais oriundos do Ministério da Saúde.

A FMS também vai abrir licitação para construção da nova sede do CAPS II Sul e um novo CAPS AD agora do tipo III. Os CAPS II administram três níveis de atendimento, dependendo da gravidade com a qual o paciente é diagnosticado. O primeiro é o intensivo, em que o usuário permanece o dia todo no Centro até que a sua situação se normalize.

O segundo é o semi-intensivo, em que o usuário é acolhido e recebe acompanhamento três vezes por semana, de segunda a sexta-feira; e o terceiro é o não-intensivo, com acompanhamento, em média, três vezes por mês.

O CAPS III, durante o dia, funciona de modo semelhante ao CAPS II. Seu diferencial está no atendimento àquele paciente cuja crise, ou quadro clínico, demanda um atendimento contínuo. Se a crise é aguda e a família não tem suporte para levá-lo para casa, então ele é acolhido no CAPS III para passar a noite, onde também é alimentado e medicado.

Comentários

Matérias Relacionadas